Cinema, Aspirinas e Urubus - Marcelo Gomes + João Miguel
Cinema, Aspirinas e Urubus - Marcelo Gomes
Postado em 9/6/2012
Cinema, Aspirinas e Urubus - Brasil - 2005
Direção - Marcelo Gomes
Roteiro - Marcelo Gomes, Karim Ainouz e Paulo Caldas.
Gênero - aventura - drama
Duração - 99 minutos
Elenco - João Miguel, Peter Ketnath, Hermila Guedes, José Leite.
Sinopse - Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.
Curiosidades - João Miguel derrotou 300 concorrentes para conseguir o personagem Ranulpho.
- É o longa-metragem de estréia do diretor Marcelo Gomes.
- Foi rodado nas cidades de Patos, Picote, Pocinhos e Cabaceiras, todas localizadas no sertão da Paraíba.
- Na cidade de Picote, onde foi rodada uma das cenas de projeções dos filmes promocionais da aspirina em praça pública, jamais havia ocorrido uma sessão de cinema antes da realização de "Cinema, Aspirinas e Urubus" no local.
- A maior dificuldade encontrada pela equipe de produção nas locações foi retirar e recolocar os postes de iluminação, já que estes não existiam em 1942, época em que a história do filme é narrada.
- Prêmio do Sistema Educacional Francês no Festival de Cannes.
- Melhor filme, diretor, roteiro original, fotografia e edição no Grande Prêmio Cinema Brasil.
- Melhor Filme Ibero-Americano no Festival de Mar Del Plata.
Comentário - O filme é o resultado da soma de talentos emergentes do nosso cinema, seja na direção, na fotografia ou nos atores. "Cinema, Aspirinas e Urubus" é um retrato histórico do Brasil da década de 40, técnicamente muito bem realizado, com um show de imagens do sertão brasileiro, o uso de músicas tocando nas cenas e grandes atuações de atores até então desconhecidos.
Nota - 8
João Miguel
Deu início à sua carreira de ator aos 9 anos na televisão no programa Bombom Show. Com 14 anos, estreia como ator principal na peça "A Viagem de um Barquinho". Depois trabalhou em circo, e, junto às crianças de rua, apresentou peças em escolas, hospitais públicos e favelas de Salvador. Aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro e teve a sua formação como ator na Casa de Arte das Laranjeiras.
Depois de muito trabalho, finalmente foi consagrado com o monólogo "O Bispo", que conta a história do grande artista Artur Bibo do Rosário, rendendo-lhe vários prêmios e o convite para atuar no filme "Cinema, Aspirinas e Urubus", com o qual ganha muitos prêmios, inclusive no Festival de Cinema de Cannes. Hoje, com cerca de 15 longas-metragem rodados e várias participações em especias da televisão, João Miguel é um dos maiores nomes do cinema brasileiro.
Filmografia : "Eu Me Lembro"(05), "Cidade Baixa"(05), "Cinema, Aspirinas e Urubus"(05), "O Céu de Suely"(06), "Deserto Feliz"(07), "Mutum"(07), "Estômago"(07), "Se Nada Mais Der Certo"(09), "Hotel Atlântico"(09), "Bonitinha Mas Ordinária"(09), "Jardim das Folhas Sagradas"(10), "Xingu"(12), "Era Uma Vez Eu, Verônica"(12), "A Hora e a Vez de "Augusto Matraga"(11), "À Beira do Caminho"(11), "Periscópio"(13), "Éden"(13), "Quase Memória"(15) e "Canção da Volta"(16).
Comentários
Postar um comentário