Bicho de Sete Cabeças - Laís Bodanzky + Biografia

Bicho de Sete Cabeças - Laís Bodanzky 


Postado em 22/7/2012 




Bicho de Sete Cabeças  -  Brasil  -  2001

Direção - Laís Bodanzky

Roteiro - Austregésilo Carrano (livro), Luiz Bolognesi (roteiro).

Gênero - drama

Duração - 74 minutos

Elenco - Rodrigo Santoro, Cássia Kis, Othon Bastos, Caco Ciocler, Gero Camilo, Luis Miranda.

Sinopse - Neto é um rapaz de classe-média que vive despreocupado com a vida. Após ter sido pego pela polícia pichando muros, seus pais começam a se preocupar mais com o filho, e acabam descobrindo que ele fuma maconha, internando-o em seguida num manicômio, onde ficaria vários anos sofrendo traumas e abusos.

Curiosidades  - O ator Rodrigo Santoro foi indicado à diretora Laís Bodanzky pelo ator Paulo Autran, que teve a oportunidade de ler o roteiro de "Bicho de Sete Cabeças" ainda antes do início das filmagens e que estava na época trabalhando com Santoro na minissérie da TV Globo "Hilda Furacão".
                    - Este é o primeiro filme em que a diretora Laís Bodansky e a atriz Cassia Kiss trabalham juntos. O posterior foi "Chega de Saudade" (2008).
                    - Melhor filme no Grande Prêmio Cinema Brasil.
                    - Baseado no livro auto biográfico de Austregésilo Carrano Bueno, "O Canto dos Malditos".

Comentário - Laís Bodanzky estreou de maneira brilhante no cinema, retratando com realismo e sensibilidade as condições desumanas dos manicômios brasileiros, e a falta de estrutura de nossas famílias onde pequenos desvios de comportamento são tratados como graves problemas psiquiátricos. Tecnicamente muito bem realizado, o destaque fica pela atuação do elenco, com destaque para Santoro e para o coadjuvante Gero Camilo. A trilha-sonora de André Abujamra com músicas de Arnaldo Antunes encaixou perfeitamente ao enredo.

Nota - 8



                                                                                        




Laís Bodanzky



  Laís Bodanzky - São Paulo, 23 de setembro de 1969.

Formada em cinema pela FAAP, seu primeiro trabalho no audiovisual foi o curta-metragem "Cartão Vermelho (1994), que recebeu vários prêmios no Brasil e exterior. dirigiu os documentários "Cine Mambembe, o Cinema Descobre o Brasil" (1999), premiado nos festivais de Gramado, Nova York, Montevidéu e Havana e "A Guerra dos Paulistas" (2002) para a TV Cultura.
Em 2000, dirigiu seu longa-metragem de estréia, "Bicho de Sete Cabeças", que alcançou grande sucesso de público e crítica, 47 prêmios nacionais e internacionais. "Chega de Saudade" (2008), seu segundo longa-metragem de ficção, ganhou 20 prêmios no Brasil e exterior, incluindo os de melhor filme nos festivais internacionais de Genebra, Marselha e do cinema brasileiro em Paris.
Seu terceiro longa-metragem, "As Melhores Coisas do Mundo (2010), venceu oito prêmios no Festival do Recife, melhor filme no Festival do cinema brasileiro em Paris, entre outros. Dirigiu um dos episódios do longa-metragem "Mundo Invisível", projeto coordenado por Leon Cakoff e Renata Almeida a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Em 2007, recebeu o prêmio Mulher do Ano, da Editora Abril, na categoria “Cultura”. Em 2017, lançou "Como Nossos Pais", mais um filme premiado e aclamado por crítica e público.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks