Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Christopher Nolan + Biografia
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Christopher Nolan
Postado em 6/8/2012
The Dark Knight Rises - EUA/Reino Unido - 2012
Direção - Christopher Nolan
Roteiro - Bob Kane (personagens), David S. Goyer (estória), Jonathan Nola (roteiro), Christopher Nola (estória e roteiro).
Gênero - ação - policial
Duração - 165 minutos
Elenco - Christian Bale, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Marion Cotillard, Anne Hathaway, Liam Neeson, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Matthew Modine, Cillian Murphy.
Sinopse - Oito anos após a morte de Harvey Dent, a cidade de Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred. Um dia, em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. Trata-se de Selina Kyle, uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutamontes Bane. É o suficiente para que volte a ser o Batman, apesar dos problemas físicos decorrentes de suas atividades como super-herói ao longo dos anos.
Curiosidades - Christian Bale impôs uma condição única para reviver Bruce Wayne / Batman, que era a inexistência do personagem Robin na trama. A proposta foi aceita porque o próprio Nolan concordou que a presença do menino prodígio tiraria desejado tom mais sombrio.
- Bale passa a ser o primeiro ator a interpretar o personagem em três filmes. Kevin Conroy fez isso seis vezes, mas todos eles são animados.
- O figurino de Batman é composto de 110 peças separadas. O peso total do traje com capuz e capa é de aproximadamente 13,6 quilos.
- Apesar da forte pressão comercial para que fizesse o filme em 3D, o diretor informou ao mercado, em outubro de 2010, que não faria uso da tecnologia. Por outro lado, o cineasta e o diretor de fotografia Wally Pfister, seu parceiro em vários títulos, sempre mostraram interesse por rodar o filme totalmente com o formato IMAX.
- Em janeiro de 2011, Anne Hathaway foi confirmada como Mulher-Gato, superando Jessica Biel e Kate Mara na seleção final. O personagem já foi vivido no cinema por Michelle Pfeiffer em "Batman - O Retorno" (1992) e por Halle Berry em "Mulher-Gato" (2004).
- Esse é o terceiro filme da trilogia do personagem dirigida pelo cineasta Christopher Nolan. Os outros foram "Batman Begins" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas". Com isso, passou a ser o primeiro profissional a dirigir mais de dois filmes com o personagem.
"Qualquer um poder ser um herói. Até mesmo um homem comum que coloca um casaco sobre os ombros de um garoto para ele perceber que o mundo não acabou".
Comentário - Nolan nos apresentou de maneira digna o personagem em "Batman Returns", chegou ao ápice com "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e seu insano Coringa e agora encerra a trilogia de maneira brilhante com um filme de questionamentos psicológicos dos personagens e empolgantes cenas de ação. O elenco magnífico de toda trilogia mantem a qualidade aqui, com o acréscimo de uma sedutora e complexa Mulher-Gato, interpretada por Anne Hathaway. A trilha-sonora de Hans Zimmer chega a ser empolgante nos momentos de tensão. Nolan filmou com primazia, usando ângulos que dão às imagens beleza e agilidade. Christian Bale interpreta um Batman desgastado pelos velhos combates mas que busca em seu interior forças para espancar o brutamontes Banon e salvar Gotham mais uma vez porém, o Comissário Gordon, Blake e a Mulher-Gato protagonizam cenas essenciais para a vitória final.
Nota - 8,5
Christopher Nolan
Filho de pai inglês e mãe estadunidense, Nolan começou a fazer filmes com sete anos de idade usando a câmera Super-8 de seu pai e seus bonecos. estudou na Haileybury and Imperial Service College, uma escola independente de Hertford Heath em Hertfordshire, Inglaterra, e mais tarde estudou literatura britânica na University College London enquanto fazia vários curtas na sociedade de filmes da escola.
Nolan dirigiu seu primeiro longa metragem, "Seguinte", em 1998. O filme mostra um escritor que está obcecado em seguir pessoas aleatórias. Cenas são mostradas fora da ordem cronológica. O filme começou a ser notado após sua estréia no Festival de Cinema de San Francisco, e foi eventualmente distribuido de uma forma limitada pela Zeitgeist em 1999.
"Amenésia", de 2000, é um aclamado filme cult e foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro. Em 2002, Nolan dirigiu "Insônia", refilmagem americana do filme homônimo norueguês de 1997.
Em 2003, Nolan, junto com o roteirista de "Blade", David S. Goyer, convenceram a Warner a aceitar o risco de confiar em um diretor desconhecido para reviver a série de filmes de Batman. "Batman Begins", lançado em 15 de junho de 2005, se tornou um grande sucesso de bilheteria, sendo o nono maior filme em arrecadação do ano de 2005. Recebeu várias críticas positivas e foi bem recebido pelo público geral. Os pontos fortes do filme incluíam sua história sombria e inteligente, forte enfase no personagem, e a predominância de temas como medo e dualidade.
Seu próximo filme foi "O Grande Truque", lançado em 20 de outubro de 2006. É uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Christopher Priest sobre dois mágicos rivais no século XIX. "Batman - O Cavaleiro das Trevas"(08) com Heath Ledger se juntando ao elenco no papel de o Coringa, recebeu críticas estrondosamente positivas, com muitos críticos chamando o filme de a melhor adaptação de quadrinhos de todos os tempos e um dos melhores filmes de história.
Após o sucesso de Nolan com "Batman - O Cavaleiro das Trevas", a Warner o contratou para dirigir "A Origem". O filme é baseado em um roteiro que Nolan havia escrito ha muitos anos. O filme foi lançado em 16 de julho de 2010, com críticas muito positivas e uma enorme arrecadação nas bilheterias. "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge"(12), fecha de maneira brilhante a trilogia do Homem-Morcego. Seguiram-se "Interestelar"(14), "Dunkirk"(17), drama de guerra indicado ao Oscar e Tenet (20).
Comentários
Postar um comentário