Assassinos por Natureza - Oliver Stone
Assassinos por Natureza - Oliver Stone
Postado em 22/8/2012
Natural Born Killers - EUA - 1994
Direção - Oliver Stone
Roteiro - David Veloz, Oliver Stone e Richard Rutowski (roteiro), Quentin Tarantino (argumento).
Gênero - policial - ação
Duração - 118 minutos
Elenco - Woody Harrelson, Juliette Lewis, Robert Downey Jr., Tommy Lee Jones, Tom Sizemore, Rodney Dangerfield, Maria Pitillo.
Sinopse - Mickey e Mallory são jovens apaixonados que adoram violência, sendo que ambos tiveram infância e adolescência perturbadoras. Juntos, eles partem numa viagem onde matar é corriqueiro, atraindo a atenção da mídia e transformando-os em celebridades. Um repórter em especial, Wayne Gale, espera ganhar muita audiência a partir do casal e fará de tudo para entrevistá-los. E o delegado Dwight McClusky, incomodado com a repercussão dos crimes, precisa prendê-los para melhorar sua imagem.
Curiosidades - O filme foi baseado no primeiro roteiro de longa metragem escrito por Quentin Tarantino. Ele foi reescrito durante as filmagens, mas como muitas pessoas declararam que o roteiro original era melhor, o próprio Tarantino decidiu lançar seu roteiro em livro.
- Robert Downey Jr. passou algum tempo com o repórter australiano Steve Dunleavy para se preparar. Ao retornar para as filmagens, tinha adquirido sotaque australiano devidamente mantido para o personagem.
- Oliver Stone convidou o ator Rodney Dangerfield antes de ter a participação de seu personagem escrita no roteiro. Stone disse ao ator que, caso ele aceitasse, poderia escrever os diálogos do personagem. Dangerfield aceitou o convite e realmente escreveu os diálogos que fala em cena, mesmo não sendo creditado como um dos roteiristas.
- Juliette Lewis realmente quebrou o nariz de Tom Sizemore ao rodar uma cena em que batia a cabeça do personagem de Sizemore junto ao muro.
- A entrevista de Mickey na prisão foi inspirada na entrevista verdadeira concedida por Charles Mason na prisão, ao repórter Geraldo Rivera.
- A coloração azul dos cabelos da mãe de Mallory é uma referência a "Laranja Mecânica" (71), onde a mãe do protagonista Alex também tinha cabelos desta cor.
- O casal Mickey e Mallory mata aproximadamente 50 pessoas ao longo da história.
- Assassinos por Natureza foi proibido de ser lançado nos cinemas da Irlanda em 1994. Anos mais tarde foi obtida uma liminar judicial que autorizava a exibição do filme, que ocorreu sem praticamente nenhuma publicidade.
- O senador republicano Bob Dole denunciou publicamente o filme por promover a violência. Posteriormente, ele mesmo admitiu jamais ter assistido a obra.
- Os produtores foram processados nos Estados Unidos por um crime cometido por terceiros. O casal usou LSD quando assistiu o filme com uma das vítimas e depois a alegação foi que se sentiram inspirados a cometer o crime.
Comentário - Com roteiro de Tarantino, há de se esperar muito tiro, violência e diálogos nervosos. Usando filmagem colorida, em preto-e-branco, video, projeções e até animação Oliver Stone criou um retrato real e espetacular da relação entre midía e violência. Com grandes atuações de Harrelson como um maníaco serial-killer e Robert Downey Jr. como um repórter sensacionalista, tipo um Datena mas com algum talento, o filme mostra a relação da midia com os crimes, que chegam até a causar uma idolatria aos criminosos, como houve aqui no Brasil com Leonardo Pareja. Um filme divertido e que serve de reflexão até porque vivemos isso no dia a dia, a ponto da polícia esperar os programas mundo cão entrarem no ar para realizar suas operações. A trilha-sonora também é um dos pontos altos do filme.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário