As Aventuras de Pi - Ang Lee
As Aventuras de Pi - Ang Lee
Postado em 17/2/2013
Life of Pi - EUA - 2012
Direção - Ang Lee
Roteiro - Yann Martel (romance), David Magee (roteiro).
Gênero - aventura - drama
Duração - 127 minutos
Elenco - Irrfan Khan, Gérard Depardieu, Suraj Sharma, Adil Hussain, Ayush Tandon.
Sinopse - Pi Patel é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.
Curiosidades - Yann Martel, autor do livro o qual o filme é baseado, declarou que teve como inspiração o livro "Max e os Felinos", do escritor brasileiro Moacyr Scliar, que trazia a história de um refugiado judeu que deixava a Alemanha e cruzava o oceano Atlântico em um bote, juntamente com um jaguar.
- Suraj Sharma foi aos testes para "As Aventuras de Pi" apenas para acompanhar o irmão, que tentaria o papel. Entretanto, os integrantes da equipe do diretor Ang Lee gostaram tanto dele que o convidaram a também fazer um teste. No fim das contas, ele foi escolhido entre outros 3 mil garotos que tentaram o papel principal do filme.
- Apesar de ter rodado as cenas de seu personagem, Tobey Maguire acabou substituído de última hora por Rafe Spall. A decisão veio do diretor Ang Lee, que considerou que Maguire, por ser bastante famoso devido à trilogia original do Homem-Aranha, tiraria o foco do público em relação ao restante do elenco, formado basicamente por desconhecidos.
- Em momento algum Suraj Sharma, intérprete de Pi, esteve em um bote com um tigre durante as filmagens. O animal foi criado através da tecnologia CGI, sendo que um tigre verdadeiro foi usado apenas em sequências em que apareceria sozinho, como quando ele nada no oceano.
Comentário - O filme tenta criar uma reflexão sobre a fé e a existência de Deus na vida das pessoas mas esta reflexão acaba se tornando rasa e se perdendo com o desenvolvimento do filme. Mas é justamente neste desenvolvimento que o filme cresce em interesse, mostrando a superação do homem frente à força da natureza. E é ai que começa o show visual e uma aventura que nos prende a atenção e nos envolve emocionalmente com o personagem de Pi. Imagens belíssimas do oceano, do céu e dos animais impressionam e ficam marcados em nossas retinas. Mais do que um filme, "As Aventuras de Pi" é um verdadeiro e inesquecível espetáculo imagético.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário