Andrei Rublev - Andrei Tarkovsky + Biografia de Rublev
Andrei Rublev - Andrei Tarkovsky
Postado em 25/8/2012
Andrei Rublyov - URSS - 1966
Direção - Andrei Tarkovsky
Roteiro - Andrei Tarkovsky e Andrey Konchalovskiy.
Gênero - drama
Duração - 186 minutos
Elenco - Anatoli Solonitsyn, Ivan Lapikov, Nikolai Grinkoo, Nikolai Sergeyev, Irma Raush.
Sinopse - O filme é um retrato da Rússia dos primeiros 25 anos do século 15, um período marcado pela invasão mongol e pelo crescimento da influência da Igreja Católica. Contratado para pintar o interior da catedral de Vladimir, Andrei Rublev deixa o monastério de Andronnikov acompanhado de alguns monges e assistentes. Durante a viagem, o grupo testemunha a degradação que reina sobre seus compatriotas. A invasão bárbara havia devastado o país por meio de saques, opressão, torturas, estupros e pragas. Diante disso, a fé de Rublev sobre alguns abalos, levando-o a questionar as possibilidades de arte neste contexto. Quando os mongóis destróem a cidade de Vladimir, incluindo a catedral a qual o monge deveria pintar, Rublev faz um voto de silêncio e se confina em um mosteiro.
Curiosidades - O filme produzido em 1966 mas só saiu oficialmente em 1971.
- O filme foi arquivado por alguns anos considerado pelas autoridades soviéticas muito "sombrio" para celebrar os 50 anos da Revolução de Outubro.
Comentário - São oito episódios imaginários na vida do pintor, que abandona a fala, a arte e a fé devido às crueldades como fome, roubo e estupro que ele presencia. O filme diz respeito às relações entre Deus e o homem, o homem e a natureza e o artista e o povo. Um filme altamente reflexivo, de narrativa lenta mas profundamente comovente.
Nota - 9
Andrei Rublev
Alguns pesquisadores dizem que foi ele quem ilustrou os Evangelhos de Khitrovo, entre os séculos XIV e XV. No entanto, é difícil saber ao certo a extensão da obra de Rublev.
Andrei Rublev é considerado o mais influente pintor russo de ícones. A fusão entre o estilo rigorosamente formal e a suavidade, o equilibrio e a intensidade psicológica criados por Rublev se transformaram no padrão da pintura religiosa mediativa de seu tempo, e fascinou pintores ao longo dos séculos. Andrei Rublev foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1988.
Comentários
Postar um comentário