Amor, Sublime Amor - Jerome Robbins, Robert Wise
Amor, Sublime Amor - Jerome Robbins, Robert Wise
Postado em 24/12/2012
West Side Story - EUA - 1961
Direção - Jerome Robbins e Robert Wise.
Roteiro - Arthur Laurents, Jerome Robbins e Ernest Lehman (roteiro).
Gênero - musical - romance
Duração - 151 minutos
Elenco - Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn, Rita Moreno, George Chakiris.
Sinopse - O filme retrata, de maneira musical, uma acirrada briga entre gangues de Nova York. Os americanos, conhecidos como Jets, são os donos do lugar por muito tempo, e sentem a necessidade de proteger o 'seu' território quando uma gangue de porta-riquenhos, os Sharks, tentam tomá-la. Em meio a essa guerra, Tony, um ex Jet, e Maria, irmã do líder Shark, se apaixonam, em uma leitura diferente da obra de "Romeu e Julieta", de Shakespeare.
Curiosidades - Conquistou os Oscars de Ator coadjuvante (George Chakiris), Atriz Coadjuvante (Rita Moreno), Direção de Arte e Cenografia, Fotografia, Figurino, Direção, Edição, Trilha Sonora e Música Original, Som e Filme.
- Globos de Ouro de Melhor Musical, Ator Coadjuvante (George Chakiris) e Atriz Coadjuvante (Rita Moreno).
- Grammy de Melhor Trilha Sonora de Filme ou Televisão.
- Natalie Wood foi dublada por Marni Nixon em um dos trechos em que aparece cantando.
- A escolha original de Robert Wise para o papel de Tony foi Elvis Presley.
- O papel de Maria foi oferecido a Audrey Hepburn, mas ela recusou, pois estava grávida na ocasião.
- Jerome Robbins tinha a tendência de rodar as cenas diversas vezes, em busca da tomada perfeita. O preciosismo do diretor fez com que o orçamento do filme e a agenda de filmagens fossem ultrapassados. Quando o filme já estava com 60% de suas cenas já rodadas os produtores decidiram por demitir Robbins e passar para Robert Wise a responsabilidade de concluir o restante do filme.
- Seis atores da peça teatral na Broadway estão também presentes na adaptação cinematográfica: Carole d'Andrea, Tony Mordente, William Bramely, Jay Norman, David Winters e Tommy Abbott.
- A sequência de dança da abertura de "Amor, Sublime Amor" foi realizada no local onde atualmente se encontra o Lincoln Center. Na época a área estava condenada e os prédios seriam demolidos mas, como a demolição sofreu atrasos, a cena de abertura pôde ser realizada no local.
- Os produtores tentaram manter os atores que interpretariam gangues rivais afastados uns dos outros, na intenção de criar antipatia e tensão entre eles.
Comentário - Esta versão de "Romeu e Julieta" passada em Nova York é considerada um dos musicais mais importantes do cinema. Com coreografias ousadas e canções do maestro Leonard Bernstein que se tornaram muito populares, além de sequências inesquecíveis, sobretudo a abertura do filme.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário