Amor à Flor da Pele - Wong Kar-Wai + Biografia
Amor à Flor da Pele - Wong Kar-Wai
Postado em 26/4/2012
Fa Yeung nin Wa - França/Hong Kong/Tailândia - 2000
Direção - Wong Kar-Wai
Roteiro - Wong Kar-Wai
Gênero - romance - drama
Duração - 98 minutos
Elenco - Tony Leung Chiu Wai, Maggie Cheung, Ping Lam Siu, Rebecca Pan.
Sinopse - Chow e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen, uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.
Curiosidades - Inicialmente, as filmagens estavam planejadas para serem realizadas em Beijing, na China. Entretanto, as autoridades chinesas exigiram ver o script completo do filme antes de dar a autorização para as filmagens. Como o diretor Wong Kar-Wai nunca utiliza scripts em seus filmes, as filmagens foram transferidas para Macau.
- Este é o 5º de 6 filmes em que o diretor Wong Kar-Wai e o ator Tony Leung trabalharam juntos. Os demais foram "Dias Selvagens" (1991), "Amores Expressos" (1994), "Dung Che Sai Duk" (1994), "Felizes Juntos" (1997) e "2046 - Os Segredos do Amor" (2004).
- Seguido por "2046 - Os Segredos do Amor" (2004).
- A protagonista usa 46 vestidos diferentes no filme, sempre o mesmo modelo, mas o tecido das roupas nunca se repete de uma cena para outra.
Comentário - Uma romântica e bela história de um amor que não deu certo por causa das convenções da sociedade da época, e pelo medo. Com refinada estética visual e forte apelo emocional, o filme conta com excelentes atuações do par central e uma trilha-sonora brilhante, com músicas chinesas antigas e as canções de Nat King Cole "Aquellos Ojos Verdes" e "Quizás, Quizás, Quizás", que refletem os estados afetivos dos personagens.
Nota - 9
Wong Kar-Wai
Emigrou para Hong-Kong, aos cinco anos, deixando para trás o seu irmão e irmã, que não voltaria a ver na década seguinte. Só aos 13 anos começa a falar cantonês, a língua local do Hong-Kong. Em 1980, com 22 anos, abandona a escola para integrar um programa de escrita de argumento, nunca tendo chegado a ingressar numa escola de cinema.
Considerado um dos mais originais diretores do fim do século XX, em suas obras, as imagens são incríveis, as tramas complexas, a música popular e nostálgica, e os personagens alienados e apaixonados. Emprega narrativas paralelas consistentes em que os personagens mudam de rumo, como em "Amores Expressos"(94). "Dias de Loucura"(91), explora o medo da devolução do território de Hong Kong para a China. Em "2046 - Os Segredos do Amor"(04), alternam-se os anos 60 e o futuro imaginário. "Felizes Juntos"(97), sobre o romance entre dois homens, emprega cores e preto-e-branco e filmado em Buenos Aires, e "Um Beijo Roubado"(07) foi filmado nos EUA. "O Grande Mestre"(13) é seu filme mais recente.
Comentários
Postar um comentário