Alta Ansiedade - Mel Brooks

Alta Ansiedade - Mel Brooks


Postado em 3/10/2012 

                             

High Anxiety  -  EUA  -  1977

Direção - Mel Brooks

Roteiro - Mel Brooks, Ron Clark, Rudy De Luca e Barry Levinson.

Gênero - comédia

Duração - 94 minutos

Elenco - Mel Brooks, Madeline Kahn,Cloris Leachman, Harvey Korman.

Sinopse - O Dr. Richard H. Thorndyke (o "H" é de Harpo, pois sua mãe era fã dos Irmãos Marx conforme conta em uma cena) chega para ser o novo administrador do Hospício chamado Instituto Psico-Neurótico para os Muito, Muito Nervosos. Ao conversar com o motorista Brophy, ouve as suspeitas de que o administrador anterior fora assassinado. De fato, o Dr. Montague e sua esposa, a enfermeira Diesel, mantém internados indevidamente diversos pacientes sãos, apenas para continuarem a receber os polpudos valores pagos pelas famílias. Ao participar de uma conferência de psiquiatria em São Francisco, o Dr. Thorndyke se encontra com a filha de um dos pacientes, Victoria Brisbane, e descobre o esquema do casal. A partir daí, passa a ser vítima de vários planos dos bandidos, primeiro para incriminá-lo por assassinato, depois para matá-lo.

Curiosidades  - A estória é uma paródia de filmes de suspense, principalmente os dirigidos por Alfred Hitchcock a quem o filme foi dedicado conforme os letreiros iniciais. Brooks recebeu uma garrafa de vinho enviada pelo lendário diretor, como sinal de aprovação.
                    - Foi a segunda vez que o diretor atua em seus filmes e a primeira vez que interpreta "falas", pois no primeiro filme, "A Última Loucura de Mel Brooks", que era uma paródia sobre o cinema mudo, os personagens se comunicavam por mímica.

Comentário - Uma saborosa sátira aos filmes de suspense, sobretudo aos de Hitchcock, "Alta Ansiedade" é uma sequência de piadas, ora verbais, ora visuais. Parodiando cenas consagradas de "Psicose", Um Corpo Que Cai" e "OS Pássaros", além de piadas que brincam com a própria produção como as que os personagens ouvem a trilha-sonora ou quando a câmera se aproxima até quebrar o vidro da porta. Este típico humor besteirol de Brooks não envelhece e garante boas risadas.

Nota - 8


                                




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks