A Vida é um Milagre - Emir Kusturica + Biografia

A Vida é um Milagre - Emir Kusturica 


Postado em 7/6/2012 

                             

Zivot Je Cudo  -  Sérvia e Montenegro/França   -  2004

Direção - Emir Kusturica

Roteiro - Emir Kusturica, Ranko Bozic

Gênero - comédia - drama

Duração - 154 minutos

Elenco - Slavko Stimac, Natasa Solak, Vesna Trivalic, Vuk Kostic.

Sinopse - Bósnia, 1992. Sérvio de Belgrado, o engenheiro Luka instala-se em um vilarejo no meio do nada com sua mulher, a cantora lírica Jadranka, e Milos, o filho adolescente. Luka planeja construir uma estrada de ferro que vai tornar a região um paraíso turístico. Imerso no trabalho e cheio de otimismo, ele permanece surdo à constante ameaça de guerra. Quando o conflito explode, sua vida vira de cabeça para baixo, principalmente depois de a mulher fugir com um músico e o filho ser convocado para o combate.

Curiosidades  - César de melhor filme da União Européia.
                     - Melhor filme balcânico no Festival de Sofia.

Comentário - Um sensível e bem humorado retrato da guerra entre Sérvia e Bósnia. Com cenas de surrealismo como a partida de futebol ou a de um burro apaixonado, Kusturica nos presenteia imagens belas, emocionantes e engraçadas. A locação das filmagens é muito bonita e a trilha-sonora excelente. O romance proibido entre o protagonista bósnio com a enfermeira sérvia, mostra o quanto a guerra é baseada em preconceitos e o final nos deixa uma esperança na humanidade.

Nota - 8,5



                                                                                           





Emir Kusturica



Emir Kusturica  -  Sarajevo, 24 de novembro de 1954.

Kusturica começou a fazer cinema ainda no colégio, dirigindo filmes independentes. Alguns destes foram premiados em festivais nacionais amadores. Ele estudou na Famu, uma famosa academia cinematográfica de Praga, entre 1973 e 1977.
De volta à Jugoslávia, trabalhou para a TV e em 1981, realizou seu longa de estréia,  "Você se Lembra de Dolly Bell?", que tornou-se um sucesso de crítica internacional e foi laureado em Veneza com o Leão de Ouro para diretores estreantes. Em 1985, ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, com o filme "Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios".
Outros filmes mundialmente reconhecidos de Kusturica são:"Vida Cigana"(88), "Arizona Dream - Um Sonho Americano"(93), "Underground - Mentiras de Guerra"(95), "Gato Preto, Gato Branco"(98), "A Vida é um Milagre"(04) e "Maradona"(08).
 Emir Kusturica também é músico, tendo um projeto musical denominado Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, possuindo um estilo de gypsy rock muito próprio. Após 8 anos sem dirigir, lançou "Na Via Láctea"(16) com Monica Bellucci e em 2018 a biografia José Mujica, "El Pepe, Uma Vida Suprema".






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks