A Separação - Asghar Farhadi + Biografia
A Separação - Asghar Farhadi
Postado em 18/7/2012
Jodaeiye Nader az Simin - Irã - 2011
Direção - Asghar Farhadi
Roteiro - Asghar Farhadi
Gênero - drama
Duração - 123 minutos
Elenco - Leila Hatami, Peyman Moadi, Shahab Hosseini, Sareh Bayat, Sarina Farhadi.
Sinopse - Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos afazeres domésticos e por tratar da rotina de seu pai. A empregada, que está grávida, aceita o trabalho sem avisar o seu marido.
Curiosidades - Oscar de filme estrangeiro.
- Urso de Ouro no Festival de Berlim.
- Globo de Ouro de filme estrangeiro.
- Asghar Farhadi dedicou o Urso de Ouro ao diretor Jafar Panahi, preso no Irã por motivos políticos.
- A garota Sarina Farhadi, que interpreta a filha do casal protagonista, é filha do diretor Asghar Farhadi.
Comentário - Um dos filmes mais premiados dos últimos anos, "A Separação" é um filme iraniano que difere dos outros por mostrar o drama de uma família de classe média, quando a maioria dos filmes do Irã nos mostra famílias mais pobres. Os problemas da atualidade iraniana como as diferenças de classes e religião é apresentada de maneira neutra por Farhadi, onde questões morais, familiares e éticas são discutidas com diálogos marcantes. Enfim, o filme é uma complexa reflexão sobre as relações humanas.
Nota - 9
Asghar Farhadi
Graduou-se em Teatro e Artes Dramáticas pela Universidade de Teerã. Escreveu roteiros para cinema e programas de televisão antes de estrear na direção em 2009 com o filme "Procurando Elly", em que recebeu o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim. Com "A Separação"(11), recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro e a premiação máxima do Festival de Berlim, o Urso de Ouro. Continuou se destacando por dirigir "O Passado"(13) e recebeu novamente o Oscar de melhor filme estrangeiro por "O Apartamento"(16). "Todos Já Sabem"(18) completa sua filmografia.
Comentários
Postar um comentário