A Nós a Liberdade - René Clair
A Nós a Liberdade - René Clair
Postado em 2/11/2012
À Nous la liberté - França - 1931
Direção - René Clair
Roteiro - René Clair
Gênero - comédia
Duração - 104 minutos
Elenco - Henri Marchand, Raymond Cordy, Rolla France, Paul Ollivier, Jacques Shelly.
Sinopse - Dois presidiários planejam escapar da prisão, e são bem sucedidos na fuga, só que um deles, Emile, é pego e acaba preso de novo. Louis consegue se livrar da cadeia, e arranja um emprego como vendedor, só que depois enriquece e se torna dono de uma fábrica regida sob os princípios da linha de montagem. Um dia Emile é solto e vai até a fábrica de Louis, e lá se apaixona por uma secretária chamada Jeanne. Só que o passado volta para assombrar Louis, e ele passa a correr o risco de descobrirem que ele é fugitivo.
Curiosidades - O primeiro filme sem ser em inglês a receber uma indicação ao Oscar.
- Quando o filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin foi lançado, a distribuidora de "A Nós a Liberdade" quis abrir um processo. O diretor René Clair se recusou a participar de tal coisa, dizendo que era um elogio que Chaplin tivesse baseado seu filme no dele, mas mesmo assim o processo foi aberto. A distribuidora Tobis processou a United Artists e também Chaplin por plágio, o que durou mais de 10 anos. Charles Chaplin, a pedido dos seus advogados, ficou quieto, mas nunca admitiu a culpa. René Clair todo esse tempo se manteve de fora da confusão, e ele e Chaplin continuaram amigos.
Comentário - Clair usou humor e poesia para criticar de maneira visceral a sociedade industrial. Afinal onde está o sentido de uma vida apenas de trabalho rígido? Qual o preço da liberdade? Onde está a felicidade? Contada de maneira bem humorada, com momentos que beiram o pastelão, o filme diverte e cumpre sua mensagem com maestria, a ponto de ter inspirado Chaplin a fazer "Tempos Modernos".
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário