A Morte de um Bookmaker Chinês - John Cassavetes + Biografia

A Morte de um Bookmaker Chinês - John Cassavetes 


Postado em 18/1/2013

                             

The Killing of a Chinese Bookie  -  EUA  -  1976

Direção - John Cassavetes

Roteiro - John Cassavetes

Gênero - drama - policial

Duração - 135 minutos

Elenco - Ben Gazzara, Timothy Carey, Seymour Cassel, Robert Phillips, Morgan Woodward.

Sinopse - Cosmo Vitelli é proprietário de uma boate de strip-tease em Los Angeles. Ele fez uma alta dívida no jogo de pôquer, mas não tem dinheiro para quitá-la. Em troca, a Máfia exige que ele mate um bookmaker chinês para saldar a dívida. Para isso, Cosmo se envolve no submundo do crime e do jogo.

Curiosidades  - Este é o 2º de 3 filmes em que o diretor John Cassavetes e o ator Ben Gazzara trabalharam juntos. Os demais foram "Os Maridos"(70) e "Noite de Estréia" (77).
                     - A estória de "A Morte do Bookmaker Chinês" foi criada anos antes da produção do filme, por John Cassavetes e Martin Scorsese.
                     - Dois anos após seu lançamento nos cinemas, John Cassavetes preparou uma versão menor do filme, que contém 108 minutos.

Comentário - De maneira bela e real, o filme mostra um homem em busca de seu sonho, mesmo flertando com o fracasso, mas ele resiste por força do amor e à dedicação. Com personagens humanos, nem bons nem maus, Gazzara em atuação sensacional, brilha ao protagonizar um homem romântico que se envolve em dívidas de jogo.

Nota - 8




                                                                                        





John Cassavetes



John Nicholas Cassavetes - Nova York, 9 de dezembro de 1929 — Los Angeles, 3 de fevereiro de 1989.

Foi um talentoso ator de cinema, que recebeu uma indicação para o Oscar de melhor ator coadjuvante em "Os Doze Condenados"(67). Entretanto, foi como diretor que ele mais se destacou, com "Sombras"(61), rodado com um pequeno orçamento, uma câmera de 16 mm e um grupo de amigos. Apesar de seu acabamento grosseiro, ganhou um Leão de Ouro no Festival de Veneza e estabeleceu a tônica de seus filmes seguintes: improvisado, intimista e realista. Os primeiros foram "A Canção da Esperança"(62) e o subestimado "Minha Esperança é Você"(63).
Mais tarde, buscou um caminho independente, adquirindo refinamento e recebendo reconhecimento por seus dramas vigorosos, geralmente com sua esposa Gena Rowlands no papel principal e com seu amigo Peter Falk. Sua obra inclui ainda "Faces"(68), "Os Maridos"(70), "Assim Falou o Amor"(71), "Uma Mulher Sob Influência"(74), "A Morte de um Bookmaker Chinês"(76), "Noite de Estréia"(77), "Glória"(80), "Amantes"(84) e ""Um Grande Problema"(86).
Cassavetes morreu de cirrose hepática em 1989, aos 59 anos, deixando a esposa Gene Rowlands e três filhos. Um deles, Nick Cassavetes, seguiu os passos do pai como ator e diretor.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks