A Montanha Sagrada - Alejandro Jodorowsky
A Montanha Sagrada - Alejandro Jodorowsky
Postado em 31/8/2012
The Holy Mountain - México/EUA - 1973
Direção - Alejandro Jodorowsky
Roteiro - Alejandro Jodorowsky
Gênero - aventura - drama
Duração - 114 minutos
Elenco - Alejandro Jodorowsky, Horacio Salinas, Zamira Saunders, Juan Ferrara, Adriana Page.
Sinopse - Uma figura messiânica vaga por cenários bizarros e grotescos, cheios de imagens religiosas e heréticas. Ele encontra um guia místico que o apresenta a sete indivíduos poderosos, cada um representando um planeta do Sistema Solar. Todos partem em busca da Montanha Sagrada, para poder destronar os deuses que vivem ali e atingir a imortalidade.
Curiosidades - O compositor George Harrison, grande fã do trabalho de Jodorowsky, estava cotado para o papel de Ladrão, mas saiu do projeto por discordar de uma cena de nudez que considerou gratuita.
- Antes das filmagens serem iniciadas, Jodorowsky passou uma semana sem dormir sob orientação de um mestre zen. Ele viveu comunitariamente com o elenco por um mês.
- As garotas usadas na cena de abertura não são atrizes, mas sim "duas pessoas que queriam viver uma experiência espiritual", segundo o diretor.
Comentário - Mais uma vez Jodorowsky criou um filme totalmente incomum, com cenas recheadas de surrealismo e de alto poder de chocar o espectador. Uma espécie de mistura de misticismo, de inspiração oriental com o tarô e o cristianismo que mostra a busca da purificação. O filme é um crítica explícita à sociedade em que vivemos, para isso, Jodorowsky não poupou o uso de violência, escatologia, erotismo e misticismo. O ritmo do filme cai um pouco no final, mas mesmo assim não deixa de ser muito interessante, afinal é um dos filmes mais bizarros já feito.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário