A Lista de Schindler - Steven Spielberg
A Lista de Schindler - Steven Spielberg
Postado em 20/11/2012
Schindler's List - EUA - 1993
Direção - Steven Spielberg
Roteiro - Thomas Keneally (livro), Steven Zaillian (roteiro).
Gênero - drama - guerra
Duração - 197 minutos
Elenco - Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall, Embeth Davidtz.
Sinopse - A inusitada história de Oskar Schindler, um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista. No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.
Curiosidades - Baseado em uma história real e adaptado do livro "Schindler's Ark", de Thomas Keneally.
- Foi o primeiro filme de censura 18 anos (Rated R nos EUA) de Steven Spielberg.
- O mote do filme "Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro" é uma citação do Talmud.
- Oscars de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor edição.
- Globos de Ouro de direção, filme de drama, roteiro adaptado.
- Como Spielberg não obteve autorização para filmar em Auschwitz, as cenas do campo de concentração foram filmadas em um set construído em um dos estúdios da Universal Pictures, à imagem e semelhança da real Auschwitz.
- Branko Lustig, um dos produtores de "A Lista de Schindler", é um dos sobreviventes dos campos de concentração nazistas e já produziu alguns outros filmes que abordavam este tema, como "A Escolha de Sofia" (82).
Comentário - Um filme comovente, com cenas chocantes e assustadoras, que se tornam mais assustadoras por sabermos que tudo realmente aconteceu. Tecnicamente é muito bem realizado, com excelente direção de arte, bela fotografia em preto-e-branco e trilha-sonora marcante, além de grandes atuações de Liam Neeson, Ben Kingsley e principalmente Ralph Fiennes. Spielberg tem como característica comover seus espectadores, bem mais do que levá-los à reflexão, e isso causa pontos falhos no filme, como omitir fatos relevantes, caso dos subornos dos judeus poloneses para entrarem na lista de Schindler.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário