A Invenção de Hugo Cabret - Martin Scorsese + George Méliès
A Invenção de Hugo Cabret - Martin Scorsese
Postado em 27/6/2012
Hugo - EUA - 2011
Direção - Martin Scorsese
Roteiro - Brian Selznick (livro), John Logan (roteiro).
Gênero - aventura - drama
Duração - 126 minutos
Elenco - Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Emily Mortimer, Christopher Lee.
Sinopse - Hugo Cabret é um menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos 30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido. À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo quando ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle.
Curiosidades - Oscar em 5 categorias: Melhor Fotografia, Direção de Arte, Efeitos Visuais, Efeitos Sonoros e Edição de Som.
- Globo de Ouro de Melhor Diretor.
- Primeiro filme de Martin Scorsese sem Leonardo DiCaprio após nove anos de colaboração.
- Adaptação para os cinemas do livro infantil "The Invention Of Hugo Cabret", de Brian Selznick.
- Este foi o segundo filme lançado em 2011, que tem o artista surrealista Salvador Dali como personagem. O outro foi "Meia Noite em Paris", de Woody Allen.
- Na sequência que acontece na estação de trem, três figuras famosas são representadas em cena. São elas o escritor James Joyce, o lendário líder político britânico Winston Churchill e o guitarrista belga Django Reinhardt.
- Ainda na estação de trem, no café, quando dois cachorros vem entrando, a música "Frou-Frou" é cantada ao fundo por uma mulher. Essa mesma música é ouvida pelo personagem Jean Gabin no filme A Grande Ilusão(1937), de Jean Renoir.
- Por coincidência, dois atores do filme já interpretaram um personagem chamado Bruno em outros filmes: Sacha Baron Cohen teve o seu na comédia de humor negro chamada "Bruno" e Asa Butterfield interpretou Bruno no drama "O Menino do Pijama Listrado".
Comentário - Para os cinéfilos, qualquer filme que homenageie o cinema é um prazer mas, "A Invenção de Hugo Cabret" é mais que isso, o filme é uma linda homenagem ao cinema. Já no início vemos a chegada do trem numa clara referência à primeira projeção do cinema realizada pelos irmão Lumiére e as referências vão se sucedendo, mostradas de maneira magnífica por Scorsese que soube utilizar com sabedoria a técnica 3D. A fotografia é um show à parte, assim como as atuações dos protagonistas mirins. A cena das expressões faciais da garota ao assistir a um filme pela primeira vez é emblemática.
Nota - 8
George Méliès
Na juventude trabalhou como desenhista e mágico, e fundou o Théatre Robert-Houdin, mas se interessou pelo cinema depois de assistir à primeira apresentação dos irmãos Lumière, em 1895. Começou como ator, virou produtor, fotógrafo, figurinista e diretor. Criou técnicas de trucagem e efeitos especiais, empregando fusão de imagens, exposição múltipla de negativos, maquetes e truques ópticos.
Conseguiu pôr na tela fantasmas transparentes, multiplicou cabeças e as lançou ao ar como bolinhas, transformou um ator em centenas. Com isso, opõe-se ao estilo documentário e produziu filmes de ficção científica utilizando técnicas que inventou. Entre seus melhores filmes estão "Viagem à Lua", baseada na história do escritor francês Júlio Verne, e "As Viagens de Gulliver", adaptada do romance do irlandês Jonathan Swift, ambas de 1902. Nessa época, sua empresa Star Films, em Paris, é considerada o centro mundial do cinema, com mais de 500 filmes produzidos. Depois de 1908, a empresa passa por dificuldades por causa da concorrência com as produtoras Pathé, Gaumont e Éclair. Em seis anos, Méliès fica arruinado e tem de vender doces para sobreviver.
No início dos anos 30, foi aclamado pelos surrealistas como mestre e conquistou reconhecimento nacional em 1931, ao receber a Legião da Honra.
Comentários
Postar um comentário