A Face Oculta - Marlon Brando
A Face Oculta - Marlon Brando
Postado em 1/10/2012
One-Eyed Jacks - EUA - 1961
Direção - Marlon Brando
Roteiro - Charles Neider (romance), Guy Trosper e Calder Willingham (roteiro).
Gênero - faroeste
Duração - 141 minutos
Elenco - Marlon Brando, Karl Malden, Slim Pickens, Katy Jurado, Ben Johnson.
Sinopse - Após fugir de um roubo em um banco do México um dos assaltantes, Dad Longworth, vê a chance de ficar com o ouro roubado e deixar Rio, seu cúmplice, para ser capturado. Após alguns anos Rio escapa da prisão e começa a caçar seu ex-amigo, para se vingar. Neste período Dad se tornou um respeitável xerife na Califórnia, que teme o retorno de Rio.
Curiosidades - Único filme dirigido por Marlon Brando.
- A inexperiência de Marlon Brando na função de diretor fez com que fosse rodado seis vezes mais material de fotografia do que normalmente é usado em um filme desta duração.
- Marlon Brando levou um longo tempo até entregar à Paramount sua versão final do filme, que tinha 5 horas de duração. A Paramount decidiu então reeditar o filme por conta própria, fazendo com que ele tivesse sua duração final.
- Inicialmente seria Stanley Kubrick o diretor de "A Face Oculta".
- Quando ainda estava ligado ao filme o diretor Stanley Kubrick queria que Spencer Tracy interpretasse o xerife Dad Longworth. Marlon Brando, cuja empresa tinha o ator Karl Malden sob contrato, não concordou com sua substituição por Tracy.
- Refilmado como "Daglarin Oglu"(65).
Comentário - Brandon é senão o melhor, um dos melhores atores da sétima arte, restava saber se como diretor ele também mostraria competência e "A Face Oculta", seu único trabalho na direção, mostrou que sim. O filme é uma conexão dos faroestes clássicos dos anos 50, com os que viriam acontecer nos anos 70 como os filmes de Leone e Peckinpah. A história é sobretudo sobre vingança, e o conflito entre o bem e o mal, que pode estar presente em uma mesma pessoa. Um bela fotografia das montanhas de Monterey e as habituais grandes atuações da dupla Brando e Malden.
Nota - 8,5
Comentários
Postar um comentário