A Dança dos Vampiros - Roman Polanski + Sharon Tate
A Dança dos Vampiros - Roman Polanski
Postado em 13/8/2012
Dance of the Vampires - EUA/Reino Unido - 1967
Direção - Roman Polanski
Roteiro - Gérard Brach e Roman Polanski.
Gênero - comédia - terror
Duração - 108 minutos
Elenco - Roman Polanski, Sharon Tate, Jack MacGowran, Alfie Bass, Jessie Robins.
Sinopse - Abronsius é um professor universitário especialista em vampiros que decide ir até a Transilvânia, no coração da Europa Central, acompanhado de seu fiel discípulo Alfred, que infelizmente é bem medroso. Abronsius tem como objetivo aprender sobre vampiros e combatê-los, se possível, mas os fatos tomam um rumo inesperado e vão de encontro aos objetivos do professor.
Curiosidades - O produtor Martin Ransohoff descobriu a atriz Sharon Tate nos sets da sére de TV "A Família Buscapé" e insistiu para que Roman Polanski a escalasse em "A Dança dos Vampiros", no lugar de Jill St. John, que era a preferência do diretor. A insistência deu certo e Sharon Tate acabou ganhando o papel.
- Para o lançamento do filme nos cinemas dos Estados Unidos foram retirados 16 minutos de cenas e uma sequência de animação foi inserida no longa-metragem. Além disto o título original foi modificado para "The Fearless Vampire Killers or: Pardon Me, But Your Teeth Are In My Neck". As mudanças deixaram Roman Polanski furioso, fazendo-o pedir que seu nome fosse retirado dos créditos.
Comentário - Uma homenagem em tom de sátira aos filmes de vampiros, a fotografia em cores de tons belíssimos, a trilha-sonora muito adequada com as cenas e um humor delicioso, ora de maneira visual, ora com diálogos de saboroso humor-negro. Polanski faz o papel de assistente do professor que se apaixona por uma deliciosa ruiva (Sharon Tate bonita demais).
Nota - 8
Sharon Tate
Seu pai era militar e por isso mudavam sempre de residência, crescendo em Washington e na Europa (na Itália, ganhou seu primeiro concurso de beleza e aprendeu a falar a língua). Foi também na Europa que fez suas primeiras aparições no cinema como figurante.
Quando a atriz veio para Hollywood, foi descoberta pelo produtor Martin Ransohoff, que se tornou seu mentor quando a lançou na série de TV "A Família Buscapé"(de 63 a 65) no papel da secretária sexy Janet Trego. Logo depois a apresentou em dois filmes: "O Olho do Diabo" de J. Lee Thompson (onde fazia uma arqueira que era adorada do diabo) e a comédia "Não Faça Ondas".
Participou de "A Dança dos Vampiros", onde iniciou um relacionamento com Roman Polanski. O filme foi todo cortado para o mercado americano pela MGM, mas fez muito sucesso no Brasil, onde passou em versão integral. Quando Sharon morreu, ela estava lendo o livro "Tess" de Thomas Hardy, que seria o próximo projeto do casal (por isso, anos depois, quando o longa foi feito, trouxe uma singela dedicatória para Sharon).
Certamente o filme mais famoso dela foi "O Vale das Bonecas". Foi um grande best-seller trash da escritora e colunista Jacqueline Susann, que se apropriava da vida de estrelas famosas como Judy Garland e Marilyn Monroe. Sharon fazia justamente a maior vítima, Jennifer North, uma atriz meio Marilyn que começa bem, mas vai decaindo fazendo filmes eróticos.
Dia 9 de agosto, em 1969, Sharon Tate foi assassinada. Tinha apenas 26 anos, estava grávida de seu marido (desde 20 de janeiro de 68), o diretor Roman Polanski. Foi assassinada num ritual macabro e demoníaco junto com outras pessoas que estavam também em sua casa (seu ex-noivo, o cabeleireiro de celebridades Jay Sebrin, mais Abigail “Gibby” Folger, Voytek Frykoswki e Steven Parent). Os assassinos foram quatro membros da gang de Charles Mason.
Comentários
Postar um comentário