A Costela de Adão - George Cukor + Biografia
A Costela de Adão - George Cukor
Postado em 17/11/2012
Adam's Rib - EUA - 1949
Direção - George Cukor
Roteiro - Garson Kanin e Ruth Gordon.
Gênero - comédia - romance
Duração - 101 minutos
Elenco - Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Judy Holliday, Tom Ewell, David Wayne, Jean Hagen.
Sinopse - Adam e Amanda Bonner, ambos advogados, defendem lados opostos do mesmo caso. Uma mulher tentou matar o marido adúltero, e Amanda é a decidida advogada de defesa. A imprensa transforma o tribunal num circo, enquanto a vida do casal vira de pernas pro ar.
Curiosidades - Indicado ao Oscar de melhor roteiro.
- É o sexto de nove filmes em que Tracy e Hepburn atuaram juntos.
"Viva a diferença! Hurra para esta pequena diferença!".
Comentário - Discussões sobre igualdade sexual e diálogos espirituosos fazem desta "guerra dos sexos", uma das melhores comédias do gênero, que inspirou filmes, séries e novelas. Tracy e Hepburn, dois dos maiores atores da história, esbanjam talento e empatia, garantindo a diversão da platéia.
Nota - 7,5
George Cukor
Estreou no cinema como assistente técnico, em 1918. Mas foi em 1926, ao levar para o teatro o romance "O Grande Gatsby" de Scott Fitzgerald que ele conheceu o sucesso. Da Broadway migrou para Hollywood, em 1929.
Conhecido pela sensibilidade com que tratava temas relacionados com o universo feminino, era um artesão sutil da comédia e foi sempre um forte concorrente ao Oscar de melhor diretor, que levou em 1964 pela comédia musical "My Fair Lady". Além de "My Fair Lady", ele conquistou público e crítica com filmes como "A Costela de Adão"(49), "A Mulher Absoluta"(52), "Nasce uma Estrela"(54), com Judy Garland, "Justine"(69), "Viagens com Minha Tia"(72) e "Ricas e Famosas"(81), seu derradeiro filme.
Katharine Hepburn costumava xingar Cukor, cuja fama de diretor durão que sabia lidar com atrizes temperamentais era tanto legendária quanto verdadeira. Sua famosa receita para o sucesso era "Trate-as como amigas", como fez com as temperamentais Jean Harlow em "Jantar às Oito"(33), Joan Crawford em "Um Rosto de Mulher"(41) e Ingrid Begman em "À Meia Luz"(44). A mais difícil, porém, era Hepburn com quem obteve vários sucessos.
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