A Caixa de Pandora - Georg Wilhelm Pabst + Biografia

A Caixa de Pandora - Georg Wilhelm Pabst 


Postado em 19/7/2012 

                             

Die Büchse der Pandora  -  Alemanha  -  1929

Direção - Georg Wilhelm Pabst

Roteiro - Frank Wedekind (execuções), Ladislau Vajda (cenário).

Gênero - drama - romance

Duração - 133 minutos

Elenco - Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer, Krafft-Raschig, Carl Goetz.

Sinopse - Em Berlim, o rico dono de jornal dr. Schön desiste na última hora de se casar com uma dama aristocrática. Em vez disso, casa-se com a bela e amoral dançarina Lulu, por quem está apaixonado. Em uma crise de ciúme, ele se atraca com Lulu e durante a briga, uma arma dispara, matando-o. Condenada pelo crime, Lulu foge com o filho do marido morto, Alwa, também apaixonado por ela. Eles vão para Marselha, onde Alwa torna-se jogador e alcoólatra. O ginasta Rodrigo, que viajou com os dois, ameaça delatá-la à polícia e é morto pelo protetor e empresário de Lulu, com a ajuda da condessa Geschwitz, outra apaixonada pela dançarina. De Marselha, Lulu, Alwa e Schigolch fogem para Londres.

Curiosidades   - A condessa Anna Geschwitz é considerada por muitos historiadores como sendo a 1ª personagem lésbica do cinema.
                      - Segundo a biografia de Louise Brooks, "Lulu in Hollywood", a atriz Alice Roberts, intérprete de Anna Geschwitz, não sabia que sua personagem era lésbica até o início das filmagens. Segundo o livro a atriz inicialmente se recusara a interpretar que sua personagem se sentia atraída por Lulu, até que o diretor Georg Wilhelm Pabst a convenceu postando-se atrás das câmeras. Desta forma Roberts contracenava para o diretor, fazendo seus gestos como se fossem para ele ao invés de Lulu.

Comentário - Uma obra-prima atemporal, onde o maior destaque é a impressionante atuação de Louise Brooks, que abrindo mão dos recursos de mímica e da maquiagem expressionista, o que era comum no cinema mudo, nos apresenta uma personagem  erótica, comovente e por vezes, assustadora.

Nota - 8,5



                                                                                    






Georg Wilhelm Pabst
 

  Georg Wilhelm Pabst  -  Boémia hoje República Tcheca - 25 de agosto de 1885 - 29 de maio de 1967.

 Sua câmera fluente e edição habilidosa trouxeram uma nova vitalidade à sua arte. Começou como ator na Suiça e EUA e passou a dirigir peças de teatro em alemão em Nova York. Depois da guerra, foi diretor de teatro em Praga antes de fazer seu primeiro filme, "O Tesouro"(23),na Alemanha. Com "Rua das Lágrimas"(25), dirigiu Greta Garbo e ganhou reputação de cineasta de forte estilo naturalista.
Seu filme mais famoso é "A Caixa de Pandora"(29), um filme erótico fascinante com Louise Brooks. Também se destacou com "Guerra, Flagelo de Deus"(30) e "Kameradschaft"(31), que foram condenados pelo pacifismo, e com sua versão de "A Ópera dos Três Vinténs"(31), de Brecht e Weill.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks