A Cadela - Jean Renoir + Michel Simon

A Cadela - Jean Renoir 


Postado em 17/10/2012 




La Chienne  -  França  -  1931

Direção - Jean Renoir

Roteiro - Georges de La Fouchardière (livro), André Girard e Jean Renoir (roteiro).

Gênero - drama

Duração - 91 minutos

Elenco - Michel Simon, Janie Marèse, Georges Flamant, Roger Gaillard.

Sinopse - Legrand é um atendente bancário de meia-idade que é desprezado no trabalho e vive com uma mulher aproveitadora. Para fugir um pouco disso tudo, ele encontra alívio na arte de pintar, e se apaixona por Lulu. Ela é uma prostituta que o explora a mando do seu cafetão Dedé, e vende os quadros de Maurice como se fossem dela. Quando o pintor vê Lulu e Dedé juntos, e descobre que na verdade ela é apaixonada pelo cafetão, ele a mata num acesso de raiva. Depois do crime, ele se torna um vagabundo, enquanto seus quadros circulam a altos preços.

Curiosidades  - Para transformar a fala refinada de Marese em uma de menina de classe baixa, Renoir fez a atriz imitar Maurice Chevalier.
                     - Refilmado por  Fritz Lang, com o título de "Almas Perversas"(45).
                     - A atriz Jane Marèze faleceu em um acidente de automóvel duas semanas após terminas as filmagens.

Comentário -  Um pouco antes de realizar suas obras-primas "A Grande Ilusão" e "A Regra do Jogo", Renoir fez este comovente melodrama, que mostra de maneira humana, o que um amor não correspondido causa em um homem apaixonado. Michel Simon mostra aqui porque é considerado um ícone do cinema francês, com uma atuação que dá ao seu personagem uma caracterização digna de se sentir compaixão.

Nota - 9



                          




Michel Simon



  Michel Simon  -  Genebra, 9 de abril de 1895 - Bry-sur-Marne, 30 de maio de 1975.

Ex-fotógrafo, boxeador, acrobata e ator de teatro, alcançou o auge da fama na década de 30 e no início dos anos 40, obtendo também um triunfo no final de sua carreira no papel de um camponês anti-semita que cuida de um rapaz judeu em "Two of Us"(66), de Claude Berri. Seu personagem Père Jules em "O Atalante"(34), de Jean Vigo, era um barqueiro bêbado, independente, rude mas terno, caráter oposto ao seu personagem mais extrovertido e ultrajante, o obsceno vagabundo do filme de Jean Renoir "Boudou Salvo das Águas"(32), que cuspia em qualquer lugar e seduzia as mulheres da casa de seu benfeitor.
Também memoráveis foram suas atuações como o funcionário destruído pela paixão por uma prostituta em "A Cadela"(31), o escritor de suspense no bem-humorado "A Família Exótica"(37), o guardião de Michèle Morgan em "Cais das Sombras"(38), ambos de Marcel Carné. Esteve notável como o ator fracassado de "The End of a Day"(39), de Duvivier, e como um Fausto idoso, trocando de identidade com Gérard Philipe em "Entre a Mulher e o Diabo"(50) de Rene Clair.
Atuou ainda em "O Martírio de Joana D´Arc"(28) de Carl Th. Dreyer e "O Trem"(64) de John Frankenheimer.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks