Westworld - Onde Ninguém Tem Alma - Michael Crichton
Westworld - Onde Ninguém Tem Alma - Michael Crichton
Postado em 6/12/2011
Westworld - EUA - 1973
Direção - Michael Crichton
Roteiro - Michael Crichton
Gênero - faroeste - ficção científica
Duração - 88 minutos
Elenco - Richard Benjamin, Linda Gaye Scott, James Brolin, Yul Brynner.
Sinopse - Dois amigos, Peter Martin e John Blane, resolvem passar as férias no hipermoderno centro de diversões de Delos, que cobra US$ 1000 por pessoa ao dia. Lá foram criados os ambientes da Roma Imperial, Idade Média e do Velho Oeste, todos povoados por robôs perfeitos. Eles optam por este último "mundo", onde enfrentariam em duelos "terríveis bandidos" e seduziriam "belas mulheres". Os andróides foram programados para satisfazer os clientes e nunca os ferir, mas devido a problemas técnicos os robôs dos três "mundos" se tornam assassinos. Enquanto vários visitantes são mortos a dupla de amigos tenta fugir dos robôs, principalmente de um pistoleiro eletrônico que quer matá-los de qualquer jeito.
Curiosidades - "Westworld" foi o 1º filme a usar em uma de suas cenas imagens digitalizadas através de computadores.
- O modo de agir do personagem de Yul Brynner foi inspirado em outro personagem interpretado pelo próprio ator, em "Sete Homens e Um Destino" (1960).
- Seguido por "Ano 2003 - Operação Terra" (1976).
Comentário - Esta ficção pouco lembrada atualmente, foi revolucionária na época devido aos seus efeitos especiais. Se os efeitos especiais hoje estão ultrapassados, sua mensagem anti-consumista é mais atual do que nunca, afinal o filme mostra que o dinheiro pode comprar sonhos porém, só a alienação dos consumistas encobre a falta de sentimentos e valores proporcionadas pela falsa fantasia.
Nota - 8
Comentários
Postar um comentário