Umberto D - Vittorio De Sica + Biografia

Umberto D - Vittorio De Sica 


Postado em 6/11/2011 


Umberto D  -  Itália  -  1952

Direção - Vittorio De Sica

Roteiro - Cesare Zavattini, Vittorio De Sica.

Gênero - drama

Duração - 91 minutos

Elenco - Carlo Battisti, Maria-Pia Casilio, Lina Gennari.

Sinopse - Início dos anos 50. Enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.

Curiosidade - Filmado nas ruas de Roma e com atores não profissionais.
                   - Dois cachorros interpretam Flik.

Comentário - Um filme muito comovente, contado sem pudor que retrata a velhice e seus dramas e necessidades. De Sica fez uma obra-prima que nos emociona e nos faz refletir, impossível ficar indiferente ao drama de Umberto e seu cãozinho.

Nota - 10



                            






Vittorio De Sica



  Sora, 7 de julho de 1901 — Paris, 13 de novembro de 1974.
Bem sucedido ator de teatro e cinema nos anos 20 e 30, De Sica dirigiu quatro comédias leves antes de surpreender com "A Culpa dos Pais"(42), um dos primeiros filmes neo-realistas italianos. Mais uma vez, mostrou sensibilidade ao dirigir crianças em "Vitimas da Tormenta"(46), ambientado na Roma ocupada pelos Aliados e abordando a pobreza do pós-guerra. Com não-atores em locações reais, causou impacto internacional e foi o primeiro filme em inglês a ganhar um Oscar honorário. Angariou, então, fundos para "Ladrões de Bicicleta"(48), seu título mais famoso. "Milagre em Milão"(51) prenunciou as obras de Fellini e Pasolini. Após "Umberto D"(52), ode a seu pai, De Sica voltou à comédia, mas foi o drama de mãe e filha tentando sobreviver na Itália em 1943 que rendeu a Sophia Loren o Oscar de melhor atriz: "Duas Mulheres"(60). O de melhor filme estrangeiro veio com "O Jardim dos Finzi-Contini"(70), sobre o envolvimento italiano no Holocausto. Outros filmes de destaque são: "Ontem, Hoje e Amanhã" (63); "Matrimônio à Italiana"(64) e "Girassóis da Rússia"(70).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks