Uma Rua Chamada Pecado - Elia Kazan + Vivien Leigh

Uma Rua Chamada Pecado - Elia Kazan 


Postado em 28/3/2012 

                             

A Streetcar Named Desire  -  EUA  -  1951

Direção - Elia Kazan

Roteiro - Tennessee Williams (peça e roteiro), Oscar Saul (adaptação).

Gênero - drama

Duração - 125 minutos

Elenco - Marlon Brando, Vivien Leigh, Karl Malden, Kim Hunter.

Sinopse - Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica, vai visitar sua irmã grávida, em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.

Curiosidades  - Adaptação da peça do dramaturgo Tennessee Williams.
                     - A atriz Jessica Tandy era inicialmente a preferida para interpretar a personagem Blanche DuBois em "Uma Rua Chamada Pecado", pois já havia interpretado o papel na Broadway. Entretanto, Vivien Leigh terminou ficando com o papel devido a questões de bilheteria, pois o nome de Leigh atrairia mais público aos cinemas do que o de Tandy.
                     - Olivia de Havilland chegou a ser contactada para assumir o personagem Blanche DuBois, ainda antes da contratação de Vivien Leigh, mas terminou recusando o papel,
                     - Todos os atores de "Uma Rua Chamada Pecado" já haviam interpretado os mesmos papéis na Broadway. A exceção fica por conta de Vivien Leigh, que havia interpretado Blanche DuBois em Londres apenas.
                     - Na época de seu lançamento, "Uma Rua Chamada Pecado" foi exibido com 3 minutos a menos, devido a cenas censuradas na época.

                                                                                         "Eu sempre dependi da bondade de estranhos."

 

Comentário - Elia Kazan transportou para o cinema de maneira magistral esse drama de personagens fortes com conflitos morais e crises psicológicas. A atuação do elenco principal é soberba, tanto que 3 deles ganharam o Oscar, menos Brando que é mais importante para o cinema que o Oscar. Vivien Leigh e Marlon Brando estão magníficos e inesquecíveis.

Nota - 9
                                      










Vivien Leigh



Vivian Mary Hartley -  Darjeeling, 5 de novembro de 1913 — Londres, 7 de julho de 1967.

Nascida e criada na Índia, chegou à Inglaterra com 7 anos para estudar num convento. Estreou no cinema em "Garota da Escola"(34). Seguiu-se um contrato com Alexander Korda e ela conheceu e se casou com Laurence Olivier quando fizeram "Fogo Sobre a Inglaterra"(37). Ao visitá-lo em Hollywood quando ele filmava "Morro dos Ventos Uivantes"(39), chamou a atenção de David O. Selznick. Obteve assim o concorrido papel de Scarlett e ganhou um Oscar com "...E o Vento Levou"(39). Ela e Olivier fizeram uma dupla memorável no tributo patriótico de Korda, "Lady Hamilton, a Divina Dama"(41). Vivien Leigh voltou para a Inglaterra para contracenar com Claude Rains no exagerado "César e Cleópatra"(45), de Gabriel Pascal.
Ganhou seu segundo Oscar como Blanche em "Uma Rua Chamada Pecado"(51). A tuberculose e a depressão prejudicaram muito sua carreira. Seu casamento com Olivier acabou em 1960. Seu último trabalho no cinema foi em "A Nau dos Insensatos"(65). Morreu aos 53 anos em decorrência dos efeitos da tuberculose.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks