Uma Aventura na África - John Huston + Katharine Hepburn
Uma Aventura na África - John Huston
Postado em 23/3/2012
The African Queen - EUA/Reino Unido - 1951
Direção - John Huston
Roteiro - C.S.Forester (romance), James Agee e John Huston (adaptação), Peter Viertel e John Collier (roteiro).
Gênero - aventura - drama
Duração - 105 minutos
Elenco - Humphrey Bogart, Katharine Hepburn, Robert Morley, Peter Bull.
Sinopse - O African Queen é o pequeno, mas estimado, barco de Charlie. Durante a Primeira Guerra, na selvagem África, ele assume a responsabilidade de levar a irmã do recém-falecido reverendo Samuel, Rose, para a civilização, através do rio, utilizando o barco. Mas existem dois problemas: Rose e Charlie não combinam em nada e as margens do rio estão cheias de alemães.
Curiosidades - Huston insistiu para que o filme fosse rodado em locação (pouco comum na época) no rio Ruiki, no então Congo Belga, argumentando que era a única maneira de imprimir autenticidade à história.
- Durante as filmagens, a equipe sofreu com o calor e diarréias, menos Bogart e Huston que, segundo contam, porque bebiam demais.
- Anos mais tarde, o roteirista Peter Viertel escreveu um livro sobre as filmagens e rendeu um filme dirigido por Clint Eastwood, "Coração de Caçador"(1990).
- O filme rendeu o único Oscar de melhor ator de Humphrey Bogart.
Comentário - Uma cativante aventura que dosa uma mistura de humor, ação e romance. A aventura é emocionante, prendendo a atenção todo momento mas, são as saborosas atuações de Bogart e Hepburn o ponto alto do filme, interpretando duas personalidades opostas que acabam se atraindo. Diversão garantida.
Nota - 8
Katharine Hepburn
Considerada a Rainha de Hollywood, recebeu 12 indicações ao Oscar e um recorde de quatro estatuetas, fazendo desde comédias leves até dramas. Suas aparições mais memoráveis foram como a heroína de "A Costela de Adão"(49), a solteirona que entoava salmos para Humphrey Bigart em "Uma Aventura na África"(51) e a rainha Eleanor de Aquitânia, esposa de Ricardo Coração de Leão (Peter O´Toole), em "O Leão no Inverno"(68), e a possessiva madame Venable de "De Repente, no Último Verão"(59).
Filha de uma próspera família do Estado americano de Connecticut, abraçou a carreira teatral antes que seu sotaque aristocrático imperasse em seu filme de estréia, "Vítimas do Divórcio"(32). Seu primeiro Oscar veio um ano mais tarde com "Manhã de Glória"(33). Ela firmou-se em "A História de Filadélfia"(40), além de conquistar dois outros Oscars por "Adivinhe Quem Vem Para Jantar"(67), com Spencer Tracy, e "Num Lago Dourado"(81), onde fez par com Henry Fonda. Seu último filme foi "Lover Affair - Segredos do Coração"(94), a refilmagem de "Tarde Demais Para Esquecer"(57), dirigido por Warren Beaty.
Seu caso de amor com Spencer Tracy durou quatro décadas e foi lendário. Katharine Hepburn morreu a 29 de Junho de 2003, com 96 anos e, as luzes dos teatros da broadway se mantiveram apagadas durante uma hora em sua homenagem, coisa que nunca tinha sido feito antes.
Amo esse filme, pena que não consigo encontrá-lo na íntegra e dublado.
ResponderExcluir