Um Sonho de Liberdade - Frank Darabont + Morgan Freeman
Um Sonho de Liberdade - Frank Darabont
Postado em 24/1/2012
The Shawshank Redemption - EUA - 1994
Direção - Frank Darabont
Roteiro - Stephen King (conto), Frank Darabont (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 142 minutos
Elenco - Morgan Freeman, Tim Robbins, Bob Gunton, William Sadler.
Sinopse - Em 1946, Andy Dufresne, um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.
Curiosidades - Na história de Stephen King em que "Um Sonho de Liberdade" foi baseado, o personagem Ellis Boyd Redding era irlandês. Este detalhe foi retirado do filme após a contratação de Morgan Freeman para interpretar o personagem.
- Boa parte de "Um Sonho de Liberdade" foi rodado na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época das filmagens. Como a penitenciária estava em péssimas condições, foi necessário que se fizesse uma pequena reforma que deixasse o local em condições para que se pudesse ali rodar um filme.
Comentário - Uma história inteligente e comovente que discute assuntos como esperança, amizade, desespero e a prisão perpétua. Darabont seguiu o roteiro com poucas mudanças do texto original de Stephen King e realizou um filme que fez sucesso com o boca a boca pois as pessoas se encantaram com essa história tão humana e as cativantes atuaçôes de Robbins e Freeman.
Nota - 9
Morgan Freeman
Antes de iniciar-se nas artes dramáticas, Freeman pensou em concretizar seu sonho infantil de se tornar piloto. De 1955 a 1959, logo após formar-se no Los Angeles Community College, ele conseguiu chegar à Força Aérea Americana - nunca, porém, como piloto, e sim como mecânico. Apenas recentemente adquiriu brevê para conduzir aeroplanos particulares.
Freeman teve formação basicamente teatral, iniciando sua carreira na década de 1960, na produção off-Broadway "Niggerlovers". No mesmo período, conseguiu participar da versão totalmente negra de "Hello, Dolly!" e emendou uma série de papéis, tanto em grandes espetáculos quanto nos circuitos alternativos de Nova York. Se tornou conhecido na mídia americana por meio de papéis em novelas e filmes para televisão, e ganhou prestigio após seu papel como Fast Black em "Armação Perigosa"(87) pelo qual ele recebeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Continuou a atuar em papéis como coadjuvantes em muitos filmes, até ele conseguir o papel como o motorista Hoke em "Conduzindo Miss Daisy"(89), pelo qual ele recebeu o Globo de Ouro de Melhor Ator e uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Principal, no mesmo ano ele também atuou em "Tempo de Glória".
Em 1994 ele atuou em "Um Sonho de Liberdade" que lhe valeu uma nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Ator e sua segunda nomeação ao Oscar de Melhor Ator Principal. Após tres indicações ao Oscar ele começou a estrelas varios filmes de sucesso como "Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões", "Os Imperdoáveis", "Se7en - Os Sete Pecados Capitais".
Em 2004 ele ganhou finalmente ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "Menina de Ouro". Freeman é também conhecido pela sua voz marcante, fazendo dele uma escolha frequente para a narração. Só em 2005, ele forneceu narração para dois filmes, "Guerra dos Mundos" e o filme documentario vencedor do Oscar "A Marcha dos Pingüins". "pareceu como Deus no filme de sucesso "Todo Poderoso" e sua continuação, "A Volta do Todo Poderoso", ele também atuou no sucesso de critica e bilheteria "Batman Begins" e na sua continuação "Batman: O Cavaleiro das Trevas". Ele estrelou ao lado de Jack Nicholson no filme "Antes de Partir"(07).
Em 2007 Clint Eastwood convidou Freeman para participar da adaptação cinematografica da autobiografia de Mandela, o filme se chamaria "Invictus" e foi lançado em 2010, Freeman foi nomeado ao Globo de Ouro de Melhor Ator e recebeu outra nomeação ao Oscar de Melhor Ator Principal pelo seu papel como Nelson Mandela.
Comentários
Postar um comentário