Um Homem e Uma Mulher - Claude Lelouch + Biografia
Um Homem e Uma Mulher - Claude Lelouch
Postado em 15/12/2011
Un homme et une femme - França - 1966
Direção - Claude Lelouch
Roteiro - Pierre Uytterhoeven, Claude Lelouch.
Gênero - romance
Duração - 102 minutos
Elenco - Anouk Aimée, Jean-Louis Trintgnant, Pierre Barouh, Valérie Lagrange.
Sinopse - Ela é uma roteirista de cinema que tenta esquecer a morte do marido, que morreu em um acidente de automóvel. Ele é um piloto de corridas cuja esposa cometeu suicídio. Essas duas criaturas sofridas encontram conforto uma na outra ao viver um romance.
Curiosidades - Oscar de melhor filme estrangeiro.
- Palma de Ouro no Festival de Cannes.
- Seguido por "Um Homem e Uma Mulher 20 Anos Depois" (86).
Comentário - Com excelente roteiro, vencedor do Oscar, uma direção sensível de Lelouch e uma linda fotografia, alternando cores e preto-e-branco, é um dos grandes romances do cinema. Além disso, conta com um casal que exala charme e uma trilha-sonora deliciosa com músicas de Vinicius de Moraes, Baden Powell e outros, tudo cantado em francês.
Nota - 9,5
Claude Lelouch
Claude Lelouch - Paris - 30 de outubro de 1937.
Aos 13 anos dirigiu seu primeiro curta-metragem, "O Mal do Século"(50), que ganhou um prêmio no Festival de Amadores de Cannes. Um profissional a partir de 1956, continuou a fazer curtas e comerciais de TV e dirigiu seu primeiro longa-metragem em 1960 com ajuda de recursos da família. Entretanto, não conseguiu fama nem sucesso comercial até a popularidade mundial de "Um Homem, Uma Mulher"(66), eleito o melhor filme em Cannes, ganhou também o Oscar de melhor filme estrangeiro e rendeu uma fortuna. Lelouch construiu uma das carreiras mais prolíficas do cinema francês e tem 50 filmes no currículo como diretor (além de obras como produtor, roteirista e ator). Outros filmes de destaque são: "Viver Por Viver"(67) com Yves Montand e Annie Girardot; "Um Homem, Uma Mulher -20 Anos Depois"(86) com os atores originais; "Retratos da Vida"(68); " A Dama e o Gângster"(73); "Os Miseráveis"(95); "A Coragem de Amar"(05), "Crimes de Autor"(07), "Um Plus a Mais"(15) e ""Os Melhores Anos de Uma Vida"(19).
Comentários
Postar um comentário