Um Estranho no Ninho - Milos Forman
Um Estranho no Ninho - Milos Forman
Postado em 22/3/2012
One Flew Over the Cuckoo's Nest - EUA - 1975
Direção - Milos Forman
Roteiro - Dale Wasserman (peça), Bo Goldman e Lawrence Hauben (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 133 minutos
Elenco - Jack Nicholson, Louise Fletcher, Christopher Lloyd, Danny DeVito, Will Sampson, Brad Dourif, Vincent Schiavelli.
Sinopse - Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched. Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".
Curiosidades - A história do livro "One Flew Over the Cuckoo`s Nest", no qual se baseou "Um Estranho no Ninho", foi escrita por Ken Kesey tendo como base suas próprias experiências quando trabalhou no centro psiquiátrico Agnew, localizado em San Jose, na Califórnia.
- O autor chegou a declarar que nunca assistiria o filme dirigido por Milos Forman.
- Durante muitos anos, os direitos autorais para o cinema pertenceram ao ator Kirk Douglas, que os cedeu para seu filho Michael Douglas produzir o filme. Quando comprou os direitos, a intenção de Douglas (pai) era protagonizar o filme, mas a demora para sair do papel e a idade já avançada, o fizeram desistir da ideia.
- Existem rumores de que Nicholson sumiu dois meses antes do início das filmagens e só foi encontrado quando o elenco chegou ao hospital psiquiátrico onde o filme seria rodado. O ator se internou como se fosse um paciente com o intuito de se preparar para o personagem.
- Estreia dos atores Brad Dourif, Christopher Lloyd, Will Sampson, Tim McCall e Dean R. Brooks no cinema.
- Vários figurantes do filme são doentes mentais de verdade.
- "Um Estranho no Ninho" foi o segundo filme na história a ganhar os cinco principais prêmios do Oscar. "Aconteceu Naquela Noite" fez o mesmo em 1935, e "O Silêncio dos Inocentes", em 1992.
Comentário - Considerado um clássico moderno do cinema, "Um Estranho no Ninho" é mais que uma reflexão sobre o tratamento da saúde mental, e sim sobre a individualidade do indivíduo oprimida na ausência da liberdade. Forman filmou com grande realismo e mesmo assim com momentos de humor. As atuações do elenco, inclusive o de apoio, são magníficas, mas sem dúvidas Jack Nicholson realiza mais um show de interpretação.
Nota - 9,5
Comentários
Postar um comentário