Sindicato de Ladrões - Elia Kazan + Biografia + Macarthismo
Sindicato de Ladrões - Elia Kazan
Postado em 6/12/2011
On the Waterfront - EUA - 1954
Direção - Elia Kazan
Roteiro - Malcolm Johnson, Budd Schulberg.
Gênero - drama
Duração - 108 minutos
Elenco - Marlon Brando, Karl Malden, Lee J. Cobb, Rod Steiger, Eva Marie Saint.
Sinopse - Terry Malloy é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly. Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle.
Curiosidades - Oscar de melhor filme.
- "Sindicato de Ladrões" foi inspirado em "Crime on the Waterfront", série de artigos publicados no New York Sun que rendeu a Malcolm Johnson o Pulitzer, em 1949.
- Este é o 3º filme em que o diretor Elia Kazan e o ator Marlon Brando trabalharam juntos. Os demais foram "Uma Rua Chamada Pecado" (1951) e "Viva Zapata" (1952).
- Grace Kelly recusou a personagem Edie Doyle, tendo preferido atuar em "Janela Indiscreta" (1954).
- O Oscar ganho por Marlon Brando posteriormente desapareceu, sendo que até hoje não se sabe se o ator o perdeu ou se ele foi roubado. Brando conseguiu recuperar a estatueta por acaso, graças ao contato de uma casa de leilões de Londres, que pretendia negociá-la.
"Eu poderia ter classe. Poderia ter sido um grande lutador. Poderia ter sido alguém em vez do vagabundo que sou."
Comentário - Uma profunda reflexão sobre a traição, "Sindicato de Ladrões" é uma das grandes obras do cinema estadunidense. Com cenas antológicas, tudo com grande realismo e grandes atores, onde se destaca a monumental atuação de Marlon Brando que revolucionou a maneira de atuação dos atores a partir de então.
Nota - 9,5
Elia Kazan
Autor de cinco romances, dois dos quais ("A Terra do Sonho Distante" e "Movidos Pelo Ódio"), parcialmente autobiográficos, foram filmados em 1963 e 1969, respectivamente. Filho de gregos, Kazan nasceu na Turquia e foi um dos mais importantes diretores da Broadway, montando obras dos principais roteiristas americanos, entre eles Tenesse Williams, de quem filmou "Boneca de Carne"(56). Estudou artes cênicas na Universidade de Yale, iniciou a carreira como ator e, em 1947, foi um dos co-fundadores da Actors Studio. Brando, seu aluno mais famoso ganhou fama com "Uma Rua Chamada Pecado"(51). dirigido por Kazan no teatro e no cinema. Um diretor de atores superlativo e um fabricante de estrelas. Sua escolha de material, que inclui "A Luz é Para Todos"(47) e "O Que a Carne Herda"(49), sugere consciência humana e liberal. Contudo, sua imagem foi afetada quando forneceu nomes durante a caçada anti-comunista no início dos anos 50. Realizou 150 filmes, onde se destacam também: "Vidas Amargas"(55); "Um Rosto na Multidão"(57); "Viva Zapata!"(52); "Rio Violento"(60); "Pânico nas Ruas"(50) e "Clamor do Sexo"(61).
Comentários
Postar um comentário