Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei - Claudio Manoel, Micael Langer & Calvito Leal + Documentários de MPB
Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei - Claudio Manoel,Micael Langer & Calvito Leal
Postado em 10/12/2011
Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Dei - Brasil - 2009
Direção - Claudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal.
Roteiro - Claudio Manoel, Calvito Leal.
Gênero - documentário
Duração - 87 minutos
Elenco - Depoimentos de Chico Anysio, Tony Tornado, Sergio Cabral, Ziraldo, Nelson Motta,Pelé, Simoninha, Max de Castro.
Sinopse - A trajetória do ex-cabo do exército Wilson Simonal, que se tornou cantor de grande sucesso nos anos 60. Lançado por Carlos Imperial, Simonal vendeu milhões de discos e lotou estádios em seus shows até ser condenado ao ostracismo devido à acusação de que era informante da ditadura militar, o que sempre negou.
Curiosidades - O diretor Cláudio Manoel se interessou por Wilson Simonal após ler o livro "Noites Tropicais", que possui um capítulo dedicado ao cantor.
Comentário - Um documentário muito bem realizado, com imagens de arquivo restauradas com qualidade, onde mostra todo o talento de Wilson Simonal. Divido em três atos: a consagração, a polêmica da delação e a busca pela redenção. Com depoimentos mostrando os dois lados envolvidos na polêmica, o filme nos remete a reflexão de que talvez o racismo tenha pesado no "linchamento" da mídia em cima do cantor, uma vez que Simonal pagou um preço altíssimo, tendo errado ou não, assim como o goleiro Barbosa da Copa de 50, que também era negro. Mas mais do que uma reflexão da polêmica que cercou Simonal, o filme é uma homenagem ao talento de um dos maiores cantores de nossa música. Indicado para que conheceu sua obra e principalmente para quem não conheceu Wilson Simonal, e que hoje vive castigado pela mídia materialista que nos empurra pagodes,axés e sertanejos.
Nota - 8,5
Documentários Sobre a Música Brasileira
Vinicius - 2005 - Miguel Faria Jr. - A rica obra e agitada vida do poeta Vinicius de Moraes.
Loki - Arnaldo Baptista - 2008 - Paulo Henrique Fontenelle - Cinebiografia de Arnaldo Baptista, ex-integrante do grupo Mutantes.
Titãs - A Vida Até Parece Uma Festa - 2008 - Branco Mello, Oscar Rodrigues Alves - A trajetória de uma das maiores bandas do rock brasileiro.
Uma Noite em 67 - 2010 - Renato Terra, Ricardo Calil - Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. E músicas como: “Roda Viva”, “Ponteio”, “Alegria, Alegria”, “Domingo no Parque” . No Festival da Record de 1967.
Herbert de Perto - 2006 - Roberto Berliner, Pedro Bronz - A história da vida e carreira de Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso.
Cartola, Música Para os Olhos - 2006 - Lirio Ferreira, Hilton Lacerda - A história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba.
Um Homem de Moral - 2009 - Ricardo Dias - Um retrato do compositor e zoólogo Paulo Vanzolini.
Jards Macalé, Um Morcego na Porta Principal - 2008 - Marco Abujamra, João Pimentel - A trajetória nada linear de Jards Macalé, artista contestador e personagem controverso da cultura brasileira.
O Homem Que Engarrafava Nuvens - 2008 - Lirio Ferreira - Vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direitos autorais, Humberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião".
Paulinho da Viola, Meu Tempo é Hoje - 2003 - Izabel Jaguaribe - O cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola apresenta seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina peculiar e discreta.
Coisa Mais Linda, História e Casos da Bossa Nova - 2005 - Paulo Thiago - Um painel histórico, musical e informativo, sobre como ocorreu o movimento musical chamado Bossa Nova, que teve início nos anos 50 e atingiu seu ápice em 1962, com a confirmação de sua internacionalização.
Comentários
Postar um comentário