Sem Destino - Dennis Hopper + Jack Nicholson
Sem Destino - Dennis Hopper
Postado em 6/11/2011
Easy Rider - EUA - 1969
Direção - Dennis Hopper
Roteiro - Terry Southern, Dennis Hopper, Peter Fonda.
Gênero - aventura - drama
Duração - 95 minutos
Elenco - Dennis Hopper, Peter Fonda, Jack Nicholson, Antonio Mendoza.
Sinopse - Dois membros da contra-cultura hippie no final dos anos 60 saem de Los Angeles e atravessam o país até Nova Orleans. Na viagem, encaram o espírito da liberdade, mas também muito preconceito.
Curiosidades - Algumas cenas foram improvisadas e filmadas sobre o efeito da maconha e do LSD.
- Palma de Ouro para melhor diretor estreante em Cannes.
- É o primeiro filme a mostrar o "flash-forward", o oposto de "flash-back", uma imagem rápida daquilo que irá suceder-se.
Comentário - Uma viagem ao som de Jimi Hendrix, Steppenwolf e outros, é o roadie movie mais clássico do cinema. O filme que tornou Jack Nicholson famoso se tornou símbolo do espírito hippie. Mais que um filme, é um manifesto contra a rigidez moral, do preconceito e da hipocrisia que sustentavam a sociedade dos EUA. Born to be wild....
Nota - 9,5
Jack Nicholson
Um lendário contestador e conquistador, Nicholson representou o exuberante sangue novo no cinema dos anos 70.
Nicholson começou sua carreira como ator, roteirista e produtor, trabalhando para e com Roger Corman. Isto incluiu sua estréia na tela, em "The Cry Baby Killer" (1958), onde ele fez o papel de um delinqüente juvenil que entra em pânico após atirar em outros dois adolescentes, e "A Pequena Loja de Horrores", onde fez um pequeno papel como um paciente masoquista em um dentista.
Se destacou ao interpretar o advogado em "Sem Destino"(69), uma atuação que lhe valeu a primeira indicação para o Oscar. Confirmou seu lugar como astro no papel de um vagabundo complexo em um roteiro escrito por ele, em "Cada Um Vive Como Quer"(70).
Outros primeiros filmes pelos quais ele é famoso incluem, "Chinatown" de Roman Polanski (1974), "Um Estranho no Ninho", de Milos Forman (1975), pelo qual recebeu seu primeiro Oscar e "O Iluminado", de Stanley Kubrick. Nicholson ganhou um prêmio da Academia de melhor ator coadjuvante por seu papel em "Laços de Ternura" (1983). O "Batman" de 1989, onde Nicholson fez o papel do supervilão Coringa, foi um êxito internacional, e um contrato de porcentagem nos lucros deu a Nicholson cerca de 50 milhões de dólares.
Nicholson iria ganhar seu Oscar seguinte por seu papel como o neurótico no romântico "Melhor É Impossível", de 1997. Em "As Confissões de Schmidt", de 2002, Nicholson faz o papel de um vendedor de seguros aposentado de Omaha, que questiona a própria vida e a morte de sua mulher pouco depois. Nicholson retornou à sua forma vilanesca como o chefe durão da máfia irlandesa de Boston, controlando Matt Damon e Leonardo DiCaprio no filme de Martin Scorsese " Os Infiltrados"(2006). Em 2007, Nicholson, juntamente com Morgan Freeman, protagonizou o filme "Antes de Partir".
Outros filmes de destaque de sua carreira são: "Ansia de Amar"(71); "Profissão:Repórter"(75), dirigido por Michelangelo Antonioni; "Duelo de Gigantes"(76) onde contracenou com Marlon Brando; "O Último Magnata"(76); "Reds"(81); "Honra do Poderoso Prizzi"(85); "As Bruxas de Eastwick"(87); "Ironweed"(87) de Hector Babenco; "Lobo"(94); e "Alguém Tem Que Ceder"(03).
Comentários
Postar um comentário