São Paulo S.A. - Luis Sergio Person + Biografia

São Paulo S.A. - Luis Sergio Person 


Postado em 2/12/2011 


                             

Sâo Paulo S.A.  -  Brasil  -  1965

Direção - Luis Sergio Person

Roteiro - Luis Sergio Person

Gênero - drama

Duração - 111 minutos

Elenco - Walmor Chagas, Eva Wilma, Ana Esmeralda, Darlene Glória, Otelo Zeloni.

Sinopse - Carlos  é um jovem de classe média que se junta a um rico empresário do setor automobilístico de São Paulo. Ele é casado, tem um bom trabalho e boa vida social, mas nunca está realmente satisfeito e pretende dar uma reviravolta em sua vida. Começa a se relacionar com outras mulheres e tenta escapar de sua rotina e, principalmente, de sua cidade, mas, ao perceber que tal fato seria impossível, tenta voltar para recomeçar.

Curiosidades - Estréia de Walmor Chagas no cinema.

Comentário - Retrata a industrialização da cidade no final da década de 50 e os conflitos de seus habitantes em busca de estabilidade financeira. Person dirigiu com maestria usando elementos do Neorrealismo Italiano, além de uma narrativa inovadora e diálogos marcantes. Ainda podemos apreciar as imagens de uma São Paulo ainda charmosa sem a degradação causada pela super população.

Nota - 8,5




                                                                                                 






Luis Sérgio Person



  Luís Sérgio Person -  São Paulo, 12 de fevereiro de 1936 — São Paulo, 7 de janeiro de 1976.

É conhecido sobretudo por ter dirigido dois clássicos do cinema brasileiro, "São Paulo S.A.", um contundente retrato da alienação e do desespero do cidadão médio perante a emergente e aguda industrialização iniciada no final dos anos 50, e "O Caso dos Irmãos Naves", no qual usa um episódio verídico de injustiça e abuso de poder ocorrido durante o Estado Novo para traçar um paralelo com a repressão da ditadura militar da época, de forma crua e bastante corajosa. Em seus trabalhos, percebe-se a necessidade de Person de avaliar as pressões da sociedade contemporânea sobre o indivíduo, se utilizando de um estilo bastante moderno, inspirado no cinema italiano, sobretudo no Neorrealismo.
Também dirigiu a malograda sátira "Panca de Valente", no qual tenta retomar um estilo próximo ao das chanchadas da Atlântida e o curioso e subestimado "Cassy Jones - O Magnífico Sedutor", uma delirante comédia urbana com toques da pornochanchada nascente, no qual se utiliza de vários estilos.
Faleceu tragicamente em um acidente automobilístico em 7 de janeiro de 1976, deixando duas filhas pequenas, Marina e Domingas Person.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks