Rashomon - Akira Kurosawa + Takashi Shimura + Toshirô Mifune
Rashomon - Akira Kurosawa
Postado em 5/11/2011
Rashômon - Japão - 1950
Direção - Akira Kurosawa
Roteiro - Ryunosuke Akutagawa (histórias), Akira Kurosawa, Shinobu Hashimoto (roteiro).
Gênero - drama - suspense
Duração - 88 minutos
Elenco - Takashi Shimura, Toshirô Mifune, Machiko Kyô, Masayuki Mori, Minoru Chiaki.
Sinopse - Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada depoimento é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.
Curiosidades - Foi o 1º filme a ter uma cena em que a câmera apontava diretamente para o sol.
- A categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar apenas passou a existir em 1956. Antes disso em alguns anos a Academia premiou um filme com um Oscar honorário, referente a esta premiação, como ocorreu com
Rashomon.
- Rashomon é o nome das ruínas de pedra onde se conta a história.
- Refilmado como "Rashomon"(1960), "Rashomon"(1961), "Quatro Confissões" (1964) e "Labirinto do Crime"(1991).
Comentário - Com uma direção de arte primorosa e uma narrativa excepcional montada por Kurosawa, além de atuações intensas e um belo cenário. A história mostra que a verdade é maleável como a percepção que cada um de nós temos da realidade.
Nota - 10
Takashi Shimura
Nascido em 12 de Março de 1905.
Foi um dos maiores atores japoneses do último século.Nascido em Ikumo,um de seus primeiros papéis foi no filme Naniwa Ereji, de Kenji Mizoguchi,em 1936.
Depois de Toshiro Mifune,Shimura foi o ator mais proximamente associado à Akira Kurosawa.Shimura apareceu em muitos dos mais importantes filmes de Kurosawa(assim como em diversos filmes menores do diretor),em papéis como o samurai líder em “Os Sete Samurais”,o lenhador de “Rashomon”,o personagem principal em “Viver”,um detetive veterano em “Cão Danado” e o doutor em “Anjo Embriagado”,apenas para nomear alguns dos filmes.
De fato,a colaboração cinematográfica entre Kurosawa e Shimura,durou desde 1943 com “Sugata Sanshiro” até 1980,com “Kagemusha”.
Fora de sua carreira com Kurosawa,Shimura é conhecido principalmente por seus papéis em diversos filmes japoneses de monstros,incluindo o de cientista Kyohei Yamane nos dois primeiros filmes da série Godzilla.
Shimura morreu em 11 de Fevereiro de 1982, de um enfisema,com 76 anos de idade.
Toshirô Mifune
Nasceu na província chinesa de Shandong,em 1 de Abril de 1920,filho de missionários japoneses.Ele se tornou famoso em todo o mundo por sua atuação em clássicos do cinema japonês,sobretudo no papel de samurai em filmes de Akira Kurosawa,que o dirigiu dezesseis vezes, e em produções americanas. Mifune trabalhou como fotografo em Xangai e serviu o Exercito do Japão durante a Segunda Guerra Mundial.Em 1946 radicou-se no Japão.Fez um pequeno papel em “Tempos Loucos”(1946),de Kajiro Yamamoto e, em 1948,obteve sucesso de crítica e bilheteria como o gângster de “O Anjo Embriagado”,de Kurosawa.
Como o bandido de “Rashomon”(1951),foi reconhecido internacionalmente.Tornou-se popular graças a papéis de samurai que representou em filmes de Kurosawa como “Os Sete Samurais”(1954) e “Yojimbo”(1960),pelo qual conquistou o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza.Em 1964,estreou como diretor com “O Legado dos Quinhentos Mil”,empreendimento mal-sucedido.No ano seguinte,fez seu último filme com Kurosawa,”O Barba Ruiva”,pelo qual foi novamente premiado em Veneza como melhor ator.Um desentendimento interrompeu a antiga parceria.
Com Kobayashi Masaki,outro grande cineasta japonês,fez “Rebelião”(1967).Entre as produções internacionais que Mifune participou destacam-se “Grand Prix”(1966) e “Inferno no Pacifico”(1968).
Fez ao todo 130 filmes e foi premiado por 60 deles. Toshirô Mifune morreu em Tóquio,em 24 de Dezembro de 1997.
Com Kobayashi Masaki,outro grande cineasta japonês,fez “Rebelião”(1967).Entre as produções internacionais que Mifune participou destacam-se “Grand Prix”(1966) e “Inferno no Pacifico”(1968).
Fez ao todo 130 filmes e foi premiado por 60 deles. Toshirô Mifune morreu em Tóquio,em 24 de Dezembro de 1997.
Comentários
Postar um comentário