Queimando Tudo - Lou Adler & Tommy Chong + Duplas de Comediantes

Queimando Tudo - Lou Adler & Tommy Chong 


Postado em 30/10/2011 
                               


Up in Smoke  -  EUA  - 1978

Direção - Lou Adler, Tommy Chong

Roteiro - Tommy Chong, Cheech Marin.

Gênero - comédia

Duração - 86 minutos

Elenco - Cheech Marin, Tommy Chong, Strother Martin, Edie Adams.

Sinopse - Cheech é o tipo latino adolescente da década de 70, Chong é o desajustado de classe média. O fusca de Chong quebra e Cheech jhe dá uma carona. Fumam um bagulho do tamanho de uma salsicha e Cheech começa a passar mal, Chong lhe dá uns comprimidos, mas por engano não são aspirinas e sim LSD. Tomam uma geral da polícia, são enquadrados, mas logo depois liberados pela juiza. Chong arruma uma namorada que cheira todo o sapólio que ele deixou cair em um pratinho. Entre festas e batidas policiais vão parar em uma fábrica que disfarça a maconha em utensílios. A partir daí seguem em uma viagem em uma van verde, feita de maconha, só que o escapamento vai queimando a erva por onde passam, deixando os que os seguem doidões.

Curiosidades - É o primeiro filme da dupla de comediantes Cheech e Chong.

Comentário - Apesar do baixo orçamento, o filme é bem feito com planos abertos e boa fotografia. Mas o que realmente interessa é que é uma comédia hilária com momentos de maluquice e improvisações retratando o mundo hippie e a imigração ilegal tudo ao som de uma trilha sonora de rock.

 Nota - 8



                                                                                                      





Duplas de Comediantes




 O Gordo e o Magro - Oliver Hardy e Stan Laurel formaram uma das mais famosas duplas do cinema. A ligação entre os dois não foi imediata, vindo da Inglaterra, laurel só foi conhecer Hardy  quando fizeram "The Lucky Dog", em 1921. Seus caminhos voltaram a se cruzar sete anos depois, quando filmaram o curta "45 Minutos from Hollywood" em 1926, ainda sem dividirem as cenas. A primeira vez que formaram uma dupla foi em "Puttin Pants on Philip"(1927), mas a estréia deles no personagens O Gordo e O Magro só aconteceu em "The Second Hundred Years", também em 1927. Ao todo, fizeram juntos 106 filmes, sendo 72 curtas, 23 longas e 11 aparições ou pontas.


 Jerry Lewis e Dean Martin - No início dos anos 50 não existia no cinema uma dupla de mais sucesso que Jerry Lewis e Dean Martin. Juntos desde 1946, quando dividiam palcos em nightclubs, os dois protagonizaram 17 filmes, até o final da parceria em 1956. Enquanto Martin fazia o estilo conquistador e cantava, Lewis era o palhaço, o desastrado, o virgem. Com o passar do tempo, o desgaste na amizade foi minando a parceria e a reconciliação só veio no final dos anos 80. Entre os filmes da dupla destacam-se: "O Marujo Foi na Onda"(51); "A Farra dos Malandros"(54); "O Meninão"(55) e "Artistas e Modelos"(55).


 Grande Otelo e Oscarito - O cinema brasileiro está bem representado com a inesquecível dupla Oscarito e Grande Otelo. Os dois divertiram as platéias durante os anos 40 e 50, atuando juntos em mais de 10 filmes na era de ouro das chanchadas, e arrancando elogios até de Orson Welles que considerava Grande Otelo o maior ator brasileiro. Seus filmes de maior destaque são: "Carnaval no Fogo"(49); "Aviso aos Navegantes"(59) e "Matar ou Correr"(54).







 Abbott e Costello - Considerados os sucessores de Laurel e Hardy, Abbott e Costello surgiram nos palcos e, além de cinema, tiveram importantes passagens por programas de rádio e tv. A dupla foi formada em 1936, e em 1940 estrava no cinema em "Uma Noite nos Trópicos". O sucesso do filme valeu um longo contrato com a Universal, onde lançaram a maioria de seus quase 40 filmes. Entre seus grandes sucessos estão: "Ordinário Marche"(41); "Segure o Fantasma"(41); "Amigo da Onça"(45); "Fantasma Endiabrado"(46); e "Abbott e Costello Encontram Frankenstein"(48).





 Gene Wilder e Richard Pryor - Os comediantes Gene Wilder e Richard Pryor não formaram oficialmente uma dupla, mas dividiram o espaço na tela em quatro comédias. Enquanto Gene Wilder já era famoso por ter feito filmes com Mel Brooks, Richard Pryor vinha  dos clubes noturnos de comédia e de alguns pequenos papéis no cinema quando eles se encontraram no filme "O Expresso de Chicago"(76). Quatro anos depois, eles se reencontram em uma comédia dirigida por  Sidney Poitier, "loucos de Dar Nó"(80). A dupla voltou a filmar juntos em "Cegos, Surdos e Loucos"(89) e "Um Sem Juízo, Outro Sem Razão"(91).





 Walter Matthau e Jack Lemmon - Quem uniu Jack Lemmon e Walter Matthau pela primeira vez foi o diretor Billy Wilder, que os dirigiu em "Uma Loira Por um Milhão"(66). Depois eles acabaram trabalhando juntos em mais nove vezes. com destaque para: "A Primeira Página"(74); "Um Estranho Casal"(68); "Meu Melhor Inimigo"(98); "Dois Velhos Rabugentos"(93); "Amigos,Amigos,Negócios à Parte"(91) e "Ensina-me a Viver"(95).







 Terence Hill e Bud Spencer - A dupla formada pelos italianos Bud Spencer e Terence Hill participaram de 19 filmes recheados de confusões, trapaças e muitos sopapos nos vilões que cruzavam seus caminhos. Na fase do western spaghetti, os filmes mais famosos da dupla são "Eles Me Chamam Trinity"(70) e "Trinity Ainda é Meu Nome"(71) Já em Hollywood, seus filmes de destaque são: "Dois Tiras Fora de Ordem"(77); "Par ou Ímpar"(78) e "Espiões por Acaso"(83).







 Cheech e Chong - Os comediantes Cheech Marin e Tommy Chong se tornaram conhecidos na década de 70, quando começaram a fazer shows de stand-up. Mas no final da década lançaram seu primeiro filme "Queimando Tudo"(78) depois seguiram-se mais 13 filmes, sempre interpretando a dupla de hippies maconheiros. Outros filmes da dupla são: "Cheech e Chong Atacam Novamente"(80); "Ainda Doidões"(83); "Os Irmãos Corsos"(84) e uma participação em "Depois de Horas"(85) dirigido por Martin Scorsese.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks