Plano 9 do Espaço Sideral - Edward D. Wood Jr. + Filmes Cult
Plano 9 do Espaço Sideral - Edward D. Wood Jr.
Postado em 17/10/2011
Plan 9 From Outer Space - EUA - 1959
Direção - Edward D. Wood Jr.
Roteiro - Edward D. Wood Jr.
Gênero - ficção científica - terror
Duração - 79 minutos
Elenco - Bela Lugosi, Vampira, Tor Johnson, Lyle Talbot.
Sinopse - Uma dupla de alienígenas que estava irritada com as "estúpidas mentes" do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do "Plano 9", que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent, um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar Paula, sua mulher, destes seres.
Curiosidades - Os carros e uniformes da polícia utilizados em "Plano 9 no Espaço Sideral" são autênticos. O filho de um dos atores do elenco era policial na época das filmagens e conseguiu o material para ser utilizado no filme.
- As filmagens de "Plano 9 do Espaço Sideral" foram encerradas em 1956, sendo que o filme apenas foi comercialmente lançado nos Estados Unidos três anos depois.
Comentário - Com efeitos especiais primários, diálogos pavorosos e sucessivos erros de continuidade. Tudo é risível, um carro de policia que sai da delegacia, é visto na estrada e depois chega ao destino, só que são usados três modelos de carros diferentes; o painel de controle do avião é visto da mesma maneira como painel da nave alienígena; quando os atores andam no cemitério, as lápides se movem, mostrando ser um tapete; e o mais bizarro, o ator Bela Lugosi faleceu durante as filmagens e quem o substituiu foi o massagista da mulher de Ed Wood, só que eles não tinham nenhuma semelhança, então o dublê usava sempre a capa cobrindo o rosto. É considerado o pior filme de todos os tempos, talvez porque na época ainda não existiam os filmes da Xuxa, mas é um clássico do cinema trash.
Nota - Se você assistir com a intenção de se divertir com o trash, nota - 10; mas se você levar o filme a sério, nota - 0.
Filmes Cults
São exemplos de Filmes Cult:
Reefer Madness - 1936 - Documentário produzido por um grupo religioso para alertar a juventude contra os perigos da maconha. foi relançado em 1972, virou sucesso especialmente entre os usuários da droga, que o veem como comédia involuntária.
The Rock Horror Picture Show - 1975 - Lotou platéias em sessões à meia-noite com admiradores caracterizados como os personagens de seu enredo que mistura ficção científica, terror, musical e sexo.
A Noviça Rebelde - 1965 - Desde 1999, uma versão karaokê é apresentada em casas noturnas de vários países de língua inglesa - nesse entretenimento interativo, fãs vestidos como freiras e nazistas cantam todas as músicas.
Plano 9 do Espaço Sideral - 1958 - Com frequência, aplica-se a expressão "é tão ruim que chega a ser bom", Ed Wood Jr ganhou status de ídolo, por ser considerado o pior cineasta de todos os tempos. Wood não temia o ridículo, a ponto de usar pratos de papelão para simular naves espaciais. Em "Glen ou Glenda"(53), o diretor intercalou cenas de um delirante Bela Lugosi com um documentário "educativo" sobre transexualidade e travestismo.
Outros filmes considerados Cults são: "Faster Pussycat Kill! Kill!"(65) de Russ Meyer; "Pink Flamingos"(72) de John Waters; "Isto é Spinal Tape"(84) de Rob Reiner; "O Homem de Palha"(73) de Robin Hardy e "El Topo"(70) de Alejandro Jodorowsky.
Comentários
Postar um comentário