Pinóquio - Hamilton Luske & Ben Sharpsteen + Walt Disney
Pinóquio - Hamilton Luske & Ben Sharpsteen
Postado em 30/11/2011
Pinocchio - EUA - 1940
Direção - Hamilton Luske, Ben Sharpsteen.
Roteiro - Carlo Collodi (estória), Ted Sears, Otto Englander, Webb Smith, William Cottrell, Joseph Sabo, Erdman Penner (adaptação).
Gênero - animação - aventura
Duração - 88 minutos
Elenco - Vozes de - Dickie Jones, Christian Rub, Cliff Edwards, Mel Blanc.
Sinopse - Gepeto é um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio. Ansioso para se tornar um menino de verdade, Pinóquio se mete em várias confusões, apesar dos constantes avisos de seu amigo Grilo Falante. O boneco tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador, quando ele fica preso na barriga de uma baleia.
Curiosidades - É o 2º longa-metragem de animação produzido por Walt Disney. O anterior foi "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937).
- O Grilo Falante tem 27 cores distintas.
- Entre os escombros da casa destruída na Ilha do Prazer pode ser visto o quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci.
- No número musical de "When You Wish Upon a Star", quando um feixe de luz atinge o Grilo Falante, pode-se ver à sua esquerda dois livros: Peter Pan e Alice no País das Maravilhas. Walt Disney começou a desenvolver a adaptação destas duas histórias para o cinema durante o período de produção de "Pinóquio".
- "When You Wish Upon a Star", música tema do filme, foi classificada em sétimo lugar no ranking das músicas mais marcantes do cinema em todos os tempos, elaborado pelo American Film Institute. Trata-se da melhor colocação de um filme produzido pela Disney nesta relação.
Comentário - A animação popularizou o personagem Pinóquio, criado pelo italiano Carlo Collodi. Qual criança não conhece a história do menino em que seu nariz cresce quando mente? Com cenas inesquecíveis como a fuga da Ilha dos Prazeres ou o encontro com a baleia. As canções são clássicas e muito bonitas.
Nota - 9
Walt Disney
Walt Disney era obsessivo e sua busca pela excelência técnica resultou em "O Vapor Willie"(28), o primeiro desenho sonoro de Mickey Mouse. Começou sua vida criativa em um estúdio comercial de arte em Kansas City onde encontrou o artista Ub Iwerks, seu colaborador nos anos dourados. O sucesso surgiu graças ao progresso de suas experiências com cores e planos de câmeras, que davam à animação uma perspectiva mais verossímil e permitiam detalhes de ação. Seu primeiro longa, "Branca de Neve e os Setes Anões"(37), possuia todos os elementos clássicos como personagens claramente definidos e excêntricos, situações criativas, narrativa, canções memoráveis e um ritmo de envergonhar os filmes de gângster, mostrando que a criatividade não estava concentrada nas técnicas de animação. "Fantasia"(40), "Bambi"(42), "A Dama e o Vagabundo"(55), e "101 Dálmatas"(61), foram produzidos em seguida, além de filmes de propaganda política da época da guerra, externas de ação como "A Ilha do Tesouro"(50) e documentários sobre a natureza e parques temáticos. Hoje, devido ao marketing eficiente de produção e animação revive e Disney ainda permanece o parâmetro de comparação.
Comentários
Postar um comentário