La Môme - França/Republica Tcheca/Reino Unido - 2007
Direção - Olivier Dahan
Roteiro - Olivier Dahan
Gênero - drama
Duração - 140 minutos
Elenco - Marion Cotillard, Sylvie Testud, Pascal Greggory, Emmanuelle Seigner, Gerárd Depardieu.
Sinopse - A vida de Edith Piaf foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.
Curiosidades - Eram necessárias 5 horas para que a maquiagem de Marion Cotillard como Edith Piaf mais velha fosse concluída.
- Oscar de melhor maquiagem e melhor atriz para Marion Cotillard.
- Piaf, em francês, quer dizer "pequena cotovia".
Comentário - Em uma narrativa que muda constantemente do início para o final da vida de Piaf, o filme mostra mais o lado sombrio da cantora. Com uma produção caprichada como maquiagem, figurino, direção de arte e fotografia, o filme fez sucesso internacional mas seu ponto alto é a grande atuação de Marion Cotillard, que está perfeita como Piaf,tanto na aparência física como voz e gestos.
Nota - 8
Marion Cotillard
Marion Cotillard - Paris, 30 de setembro de 1975.
Filha de Jean-Claude Cotillard, um dramaturgo, ator e diretor, e Niseema Theillaud, atriz e professora de drama. Cresceu em Orléans, França. E teve sua estreia numa das peças de seu pai, estudou teatro no Consevatório de Arte Dramática em Orléans.
Participou de algumas produções bastante conhecidos, tais como 3 filmes da série "Taxi" de Gérard Pirès, "Um bom ano" com Russell Crowe, "Peixe Grande" de Tim Burton, "Eterno Amor", de Jean-Pierre Jeunet e "Maria", de Abel Ferrara. Recebeu, respectivamente em 2004 e em 2005, o prêmio de revelação feminina no Festival de Cannes e o César de melhor atriz coadjuvante por sua performance em " Eterno Amor". Mas foi por sua interpretação de Édith Piaf em "Piaf - Um hino ao amor", filme de 2007 de Olivier Dahan, que conquistou vários prêmios de cinema como o César, o BAFTA, Globo de ouro e, em o Oscar de melhor atriz. No Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde o filme premiado estreou, Marion obteve 15 minutos de ovação de pé dos presentes.
A partir dai, iniciou carreira em Holywood mas sempre mal aproveitada em papéis secundários. Em 2009 atuou em "Inimigos Públicos" ao lado de Johnny Depp e Christian Bale. Em 2010 atuou em "Nine" ao lado de Nicole Kidman e "A Origem" com Leonardo DiCaprio. No filme "Meia Noite em Paris" (2011), de Woody Allen, faz o papel da belíssima Adriana que vive um romance com Gil (Owen Wilson). Ainda em 2011, trabalhou no filme de Steven Soderbergh "Contágio". Em 2012 fez "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e brilhou em "Ferrugem e Osso". Se destacou também em "Era Uma Vez em Nova York", "Dois Dias e Uma Noite", "MacBeth : Ambição e Guerra", "É Apenas o Fim do Mundo" e "Aliados".
Além de ser bonita e talentosa, Marion Cotillard se mostra inteligente tendo papel ativo em causas políticas e ecológicas, sendo também porta-voz do Greenpeace.
Comentários
Postar um comentário