Persona - Quando Duas Mulheres Pecam - Ingmar Bergman + Bibi Andersson
Persona - Quando Duas Mulheres Pecam - Ingmar Bergman
Postado em 14/3/2012
Persona - Suécia - 1966
Direção - Ingmar Bergman
Roteiro - Ingmar Bergman
Gênero - drama
Duração - 85 minutos
Elenco - Liv Ullmann, Bibi Andersson, Gunnar Björnstrand, Margaretha Krook.
Sinopse - Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está bem de saúde mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
Curiosidades - Ingmar Bergman escreveu o enredo do filme quando estava internado no hospital para tratar uma pneumonia.
Comentário - Bergman usa a visão psicanalítica para mostrar a fusão de personalidades entre as duas mulheres. A semelhança fisica da atrizes mais a mistura de sonho e realidade e uma narrativa não linear, nos faz mergulhar na fusão das personalidades. Com closes extensos de cada detalhes das atrizes e com uma impressionante fotografia em preto-e-branco, para realçar ainda mais essa mistura entre as duas belas mulheres.
Nota - 9,5
Bibi Andersson
Bibi Andersson estudou atuação no Terserus Drama School e no Royal Dramatic Theatre, em Estocolmo. Depois de terminar os estudos, fez parte da Royal Dramatic Theatre em Estocolmo, permanecendo como membro da companhia durante dez anos.
No fim dos anos 1950 estrelou em três filmes de Bergman: "O Sétimo Selo", "Morangos Silvestres" e "No Limiar da Vida", que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. O intenso papel de Bibi como a enfermeira Alma no filme "Persona" de 1966 conduziu a um aumento no número de papéis oferecidos, e nesse mesmo ano atuou com James Garner e Sidney Poitier no violento faroeste "Duelo em Diablo Canyon"(66). Mais colaborações com Bergman se seguiram, bem como com John Huston, "Carta ao Kremlin" (70) e Robert Altman "Quinteto", (79).
No fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, Andersson trabalhou principalmente na televisão e em cinema, novamente com Bergman, entre outros. Também foi supervisora do projeto humanitário "Estrada para Saravejo". Atuou também nos filmes: "O Rosto", "O Olho do Diabo", "Para Não Falar de Todas Essas Mulheres", "A Paixão de Anna", "A Hora do Amor", "Cenas de Um Casamento" e "A Festa de Babette".
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