Pequeno Grande Homem - Arthur Penn + Biografia
Pequeno Grande Homem - Arthur Penn
Postado em 30/1/2012
Little Big Man - EUA - 1970
Direção - Arthur Penn
Roteiro - Thomas Berger (romance), Calder Willingham (roteiro).
Gênero - faroeste - comédia
Duração - 139 minutos
Elenco - Dustin Hoffman, Faye Danaway, Martin Balsam, Richard Mulligan.
Sinopse - Homem centenário narra sua vida, desde que foi capturado e criado pelos índios, até se casar com uma índia e vê-la ser morta pelo general Custer. Depois, torna-se batedor do mesmo na batalha de Little Big Horn.
Curiosidades - Baseado no romance de Thomas Berger, publicado em 1964.
Comentário - Um filme engraçado e original, que narra as aventuras de Jack Crabb de 111 anos. Um faroeste que desmitifica o próprio gênero, como quando mostra o General Custer como um orgulhoso brigão e os cheyennes como um povo cortês. Há também uma crítica à Guerra do Vietnã quando compara um ataque da Sétima Cavalaria ao Massacre de My Lai.
Nota - 9
Arthur Penn
Penn começou a carreira na televisão, onde se estabeleceu como diretor de dramas de qualidade, até estrear na direção cinematográfica em 1958 com "Um de Nós Morrerá" , a história do pistoleiro Billy the Kid, com Paul Newman. Seu próximo filme quatro anos mais tarde lhe trouxe o reconhecimento de Hollywood, com a transposição para as telas d "O Milagre de Anne Sullivan", que deu a Anne Bancroft o Oscar de melhor atriz e a Patty Duke o de melhor atriz coadjuvante, num brilhante trabalho de direção de atores de Penn.
Em 1965 Penn faria sua primeira parceria com Warren Beatty em "Mickey One", filme dirigido sob a influência da Nouvelle Vague francesa que Penn admirava, com a história de um humorista de shows de boites perseguido pela máfia. Seu próximo filme, "Caçada Humana", apesar de não ter grande sucesso de bilheteria foi recheado de astros como Marlon Brando e Jane Fonda e lançou Robert Redford no cinema.
Em 1967, novamente reunido a Warren Beatty, Penn faria sua obra-prima, "Bonnie and Clyde", a obra que o consagrou e confirmou Penn como um artista antenado com a desesperança e o desencantamento com o mundo da jovem geração dos anos 60. Depois fez "Pequeno Grande Homem, grande sucesso com Dustin Hoffman em 1970, em 1976 ele dirigiu Marlon Brando e Jack Nicholson no western "Duelo de Gigantes", notado pelo cinismo e humor de seus personagens.
Nos anos 80, com os tempos de contestação pela Guerra do Vietnã e pela mudança de costumes ficando para trás na sociedade americana, seus filmes nesta década já não tiveram o mesmo brilho inovador de antes. Na década de 1990 ele voltou novamente sua atenção para o veículo em que começou a carreira, a televisão.
Arthur Penn morreu na noite do dia 28 de setembro de 2010, em decorrência de problemas no coração e um dia após completar 88 anos de idade.
Comentários
Postar um comentário