Pasqualino Sete Belezas - Lina Wertmuller + Biografia
Pasqualino Sete Belezas - Lina Wertmüller
Postado em 25/11/2011
Pasqualino Settebellezze - Itália - 1976
Direção - Lina Wertmuller
Roteiro - Lina Wertmuller
Gênero - comédia - guerra
Duração - 115 minutos
Elenco - Giancarlo Giannini, Fernando Rey, Shirley Stoler, Elena Fiore, Piero Di Iorio.
Sinopse - Na década de 30, em Nápoles, há um malandro chamado Pasqualino Frafuso. Com sete irmãs, tenta mostrar imponência e faz de tudo para manter a honra delas. Por conta disso, acaba parando no manicômio e em seguida vai à guerra. Deserta do exército italiano e é capturado pelas forças nazistas. Nessa difícil situação, luta de todas as formas pela sobrevivência.
Curiosidades - Foi com "Pasqualino Sete Belezas" que, pela primeira vez na história, uma mulher foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Diretor.
Comentário - Uma grande comédia dramática do cinema italiano, imagens marcantes, excelente trilha-sonora e uma atuação impagável de Giancarlo Giannini. Sempre num clima bem humorado, o filme reflete o nazismo, os dramas familiares e a covardia como meio de sobrevivência.
Nota - 9
Lina Wertmüller
Ela foi uma criança problemática, expulsa de diversas escolas católicas antes de se tornar professora. Encantada com o teatro, começou a escrever para um show intinerante de marionetes antes de se lançar como dramaturga, atriz e diretora. Trabalhou na TV e no rádio e depois foi assistente de Fellini em "Oito e Meio"(63), dirigindo ao mesmo tempo seu primeiro filme, "I Basilischi". Com seu quinto filme, "Mimi, o Metalúrgico"(72), ganhou o prêmio de melhor diretora em Cannes e continuou a ser elogiada durante aquela década, especialmente por "Pasqualino Sete Belezas"(76), um filme sobre um campo de concentração que lhe valeu uma indicação para o Oscar. Continua a fazer produções independentes, com destaque para: "Sabado, Domingo e Segunda"(90) e "A Casa dos Gerânios"(04).
Comentários
Postar um comentário