Paris, Texas - Wim Wenders + Biografia

Paris, Texas - Wim Wenders


Postado em 31/1/2012 




Paris, Texas  -  França/Alemanha  -  1984

Direção - Wim Wenders

Roteiro - Sam Shepard (escritor), L.M. Kit Carson (adaptação).

Gênero - drama

Duração - 146 minutos

Elenco - Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell, Aurore Clément, Sam Shepard.

Sinopse - Um homem é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Alex, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.

Curiosidades - Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Comentário - "Paris,Texas" é um filme sobre a procura, mais do que procurar algo ou alguém, é a procura de si mesmo. Com atuações impecáveis, um roteiro excelente, trilha-sonora inesquecível e fotografia belíssima, é um filme belo, melancólico e imperdível.

Nota - 9,5



                                                                                      






Wim Wenders



Ernst Wilhelm "Wim" Wenders  -  Düsseldorf, 14 de agosto de 1945.

Antes de se dedicar ao cinema, estudou filosofia e medicina na Universidade de Freiburg, também na Alemanha. Logo desistiu dos sofismas e laboratórios para investigar o ser humano através das películas, entrando para a Escola Superior de Cinema e Televisão, de Munique. Entre 1967 e 1970, conciliou o curso com viagens a Paris, onde estudou pintura.
Seu trabalho é questionador, vigoroso e ambivalente, com imagens repetitivas e melancólicas. Seus protagonistas são alienados do mundo em que vivem e meditam silenciosamente à procura da identidade. Em "O Medo do Goleiro Diante do Pênalti"(71), um goleiro abandona uma partida de futebol e parte para tal busca, enquanto em "Alice Nas Cidades"(74) um fotógrafo inquieto segue o mesmo exemplo, ajudado por uma menina que dá ao filme um charme inesperado. Sua ambivalência com relação aos EUA (ele se queixa da forma como este país colonizou a Alemanha pós-guerra,mas adora seu rock´n roll), exerce um papel fundamental em filmes como "No Decurso do Tempo"(76); "O Amigo Americano"(77), uma ferina homenagem ao cinema noir, e o labirinto desfocado de "Hammett, O Falcão Maltês"(83). "Paris, Texas"(84), seu filme de maior sucesso até o momento, e "Asas do Desejo"(87), sua volta à Berlim, estão repletos de significados ocultos.
Em 1993, realizou a continuação de "Asas do Desejo", o filme "Tão Longe, Tão Perto", partindo depois para "O Céu de Lisboa" (1995), quando escrevia o roteiro à noite, junto com a mulher, Donata, e rodava no dia seguinte. Feito em Portugal, o filme retoma o fascínio de Wenders por Lisboa. Em seguida, junto com Michelangelo Antonioni, Wenders participou das filmagens de "Além das Nuvens", mas diz que não se sente autor do filme.
Em seguida vieram "O Fim da Violência"(97), o premiado documentário "Buena Vista Social Club"(99); "O Hotel de Um Milhão de Dólares"(00); "Medo e Obsessão"(04); "Estrela Solitária"(05); "Palermo Shooting"(08), "Pina"(11), "O Sal da Terra"(14), "Tudo Vai Ficar Bem"(15) e "Submersão"(17).







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks