Paraíso Infernal - Howard Hawks + Biografia
Paraíso Infernal - Howard Hawks
Postado em 3/3/2012
Only Angels Have Wings - EUA - 1939
Direção - Howard Hawks
Roteiro - Jules Furthman (roteiro), Howard Hawks (estória), Eleonore Griffin e William Rankin (colaboração).
Gênero - aventura - romance
Duração - 121 minutos
Elenco - Cary Grant, Jean Arthur, Rita Hayworth, Thomas Mitchell.
Sinopse - Geoff Carter é o chefe de um serviço de transportes aéreos que opera na perigosa Cordilheira dos Andes. Eis senão quando duas fantásticas mulheres lutam pelo seu amor: Bonnie Lee, uma corista que ali passa férias e, a arrasadora de corações Judy MacPherson.
Comentário - Um clássico do cinema dos anos 30, Hawks misturou aventura, ação, romance, suspense, comédia e até momentos musicais, como a canção "The Peanut Vendor", tudo com maestria. Sequências empolgantes de vôo, mulheres sedutoras, diálogos divertidos e dramas pessoais numa estória de heroismo e companheirismo. O elenco, inclusive o de apoio, é de primeira qualidade.
Nota - 9
Howard Hawks
Hawks dizia que se interessava apenas por diversão e negócios. Apesar disso, frequentemente escrevia e produzia os filmes que dirigia. Realizou desde faroestes, filmes de gângsters e histórias policiais até comédias e musicais. Exemplos são filmes com estrutura narrativas tão distintas como: "Scarface - A Vergonha de Uma Nação"(32), Levada da Breca"(38) e "Onde Começa o Inferno"(59).
Hawks teve sua primeira oportunidade no departamento de adereços dos estúdios Famous Players Lasky, e desenvolveu um importante trabalho durante mais de 40 anos, incluindo "Suprema Conquista"(34), "Paraiso Infernal"(39), "Jejum de Amor"(40), "Sargento York"(41), "Uma Aventura na Martinica"(44), À Beira do Abismo"(46), "Rio Vermelho"(48), "Os Homens Preferem as Loiras"(53), Terra dos Faraós"(55), "Rio Bravo"(59) e "Hatari"(62).
Em 1975, recebeu um Oscar honorário. Morreu aos 81 anos em virtude de uma violenta queda sofrida em sua própria casa.
Comentários
Postar um comentário