Os Imperdoáveis - Clint Eastwood
Os Imperdoáveis - Clint Eastwood
Postado em 5/12/2011
Unforgiven - EUA - 1992
Direção - Clint Eastwood
Roteiro - David Web Peoples
Gênero - faroeste - drama
Duração - 131 minutos
Elenco - Clint Eastwood, Morgan Freeman, Gene Hackman, Richard Harris, Frances Fisher.
Sinopse - Bill Munny, um pistoleiro aposentado, volta ativa quando lhe oferecem 1000 dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Neste serviço dois outros pistoleiros o acompanham e eles precisam se confrontar com um inglês, que também deseja a recompensa e um xerife, que não deseja tumulto em sua cidade.
Curiosidades - Oscar de melhor filme.
- É o terceiro faroeste a ganhar um Oscar de Melhor Filme. Os outros dois foram "Dança com Lobos" (1990) e "Cimarron" (1931).
- Após ler o roteiro, Gene Hackman recusou o papel do xerife Little Bill Daggett, apenas voltando atrás devido insistência de Clint Eastwood, que fazia questão em tê-lo no papel.
- Nos créditos finais, quando aparece a mensagem "Dedicated to Sergio and Don", Eastwood presta homenagem aos seus mentores: os cineastas Sergio Leone e Don Siegel.
- Embora a trilha sonora e os arranjos sejam de Lennie Niehaus, o tema principal foi composto por Eastwood.
- O ator Richard Harris estava assistindo "O Estranho Sem Nome" (1973) na televisão quando Eastwood ligou para ele e ofereceu o papel de English Bob.
- A mãe de Clint Eastwood fez uma ponta no filme e penou por causa de uma roupa pesada que seu personagem usava ao entrar no trem. O pior de tudo foi que a cena acabou sendo suprimida no corte final porque o diretor alegou que o filme estava muito grande e muita coisa precisa ser cortada. O pedido de desculpas veio durante a cerimônia do Oscar em seu discurso da conquista do prêmio.
- As cenas de chuvas são todas artificiais porque o lugar estava passando por um grande período de estiagem. Por outro lado, a cena com a neve foi uma surpresa para a produção e não estava no roteiro.
- Na época das filmagens e depois, o diretor disse que seria a última vez que atuaria nas duas funções (diretor e ator), mas isso acabou não acontecendo e a situação se repetiu por diversas vezes.
- Eleito o número 4 entre os 10 maiores faroestes de todos os tempos no ranking do American Film Institute, em 2008.
"É um inferno matar uma pessoa. A gente tira tudo que ela já foi e tudo que poderia ser."
Comentário - Eastwood realizou um faroeste de forma madura, em que os mitos do Velho Oeste são destruídos e faz uma reflexão sobre a violência. Clint derrubou mitos que ele mesmo criou e que manteve vivo durante as quase 2 décadas em que o gênero esteve fora de moda. Pistoleiros de meia idade, mulheres oprimidas e a morte fazem parte do faroeste de Eastwood. Filmado em belas locações e brilhante fotografia e com atuações soberbas de Morgan Freeman e Gene Hackman. Um filme grandioso feito em homenagem aos mestres Leone e Siegel.
Nota - 9,5
Filmaco, com F maiusculo.
ResponderExcluir