Os Amantes do Círculo Polar - Julio Medem + Biografia
Os Amantes do Círculo Polar - Julio Medem
Postado em 29/3/2012
Los Amantes del Círculo Polar - Espanha/França - 1998
Direção - Julio Medem
Roteiro - Julio Medem
Gênero - romance - drama
Duração - 112 minutos
Elenco - Najwa Nimri, Fele Martínez, Nancho Novo, Maru Valdivielso.
Sinopse - Otto e Ana se conhecem aos oito anos de idade, quando seus olhares cruzam-se em um silêncio fascinante. Logo Otto declara seu amor e, a partir daí, começa a enrolada história da vida deles. O pai de Ana morre, e o de Otto se divorcia; enquanto espera o filho na escola, ele vê Olga, mãe de Ana, até que os dois se apaixonam e vão morar juntos. Ana e Otto são criados como irmãos e tornam-se amantes na adolescência.
Por meio de uma série de circunstâncias estranhas, eles mesclam esse destino atormentado, ao mesmo tempo trágico e maravilhoso, para se reencontrarem dezessete anos mais tarde sob o sol da meia-noite no Círculo Polar.
Comentário - De forma poética, o filme aborda o tema do acaso e do destino nas vidas das pessoas. Com uma narrativa complexa com elementos que evocam a palindromia. A fotografia azulada em tons frios que sempre focaliza elementos circulares e ainda tem dois narradores Otto e Ana, fazendo com que o espectador saiba o que um pensa sobre o outro. Indispensável para que gosta de filmes românticos.
Nota - 8,5
Julio Medem
Mostrou interesse em filmes desde criança, quando ele pegava a câmera super 8 de seu pai e filmava à noite, quando ninguém estava prestando atenção. Se graduou em medicina e estudos gerais mas começou a trabalhar ele como crítico de cinema e posteriormente como roteirista, assistente de direção e editor. Depois de alguns curtas ele dirigiu seu primeiro longa metragem, "Vacas", com o qual ganhou um prêmio Goya.
Depois dirigiu "La Ardilla Roja" e "Tierra", ambos receberam boas criticas no Festival de Cannes. Em seu próximo filme, "Os Amantes do Círculo Polar", que foi comparado ao trabalho de Krzysztof Kieślowski, ele explorou uma narrativa cíclica e provou de texturas minimalistas que chegariam ao ápice em seu próximo filme, "Lucía e o Sexo", narrativa de grande lirismo erótico.
Depois deste filme ele se desviou do seu estilo de direção e produziu "La Pelota Vasca, la Piel Contra la Piedra", um documentário sobre os problemas políticos do País Basco, os quais causaram furor entre os políticos espanhóis de direita. Em seguida, Julio Medem filmou "Caótica Ana" que estreou em 2007, e "Um Quarto em Roma", em 2009. Em 2015, lançou "Ma ma".
Comentários
Postar um comentário