Operação Dragão - Robert Clouse + Bruce Lee + Atleticismo
Operação Dragão - Robert Clouse
Postado em 18/2/2012
Enter the Dragon - EUA/Hong Kong - 1973
Direção - Robert Clouse
Roteiro - Michael Allin
Gênero - aventura - ação
Duração - 98 minutos
Elenco - Bruce Lee, John Saxon, Kien Shih, Ahna Capri, Bolo Yeung, Charlie Chan.
Sinopse - Determinado a vingar o assassinato de sua irmã, Bruce Lee consegue se infiltrar na fortaleza isolada de um poderoso chefão do crime, que utiliza sua academia de artes marciais como fachada para tráfico de ópio e prostituição. Para cumprir sua missão, Lee terá que participar de um torneio de vida ou morte.
Curiosidades - Jackie Chan tem seu pescoço quebrado em uma cena rápida.
- Último filme de Bruce Lee, que viria a falecer antes do filme ser lançado comercialmente.
Comentário - Um filme de ação que contém elementos de James Bond e artes marciais, o diretor usou zoom e reflexos de luz batendo nas lentes para dar um ritmo mais ágil ao filme. Com várias cenas de lutas e ação constante, o filme é um marco no gênero, sendo influência até hoje devido suas cenas inesquecíveis como Bruce Lee manuseando seus nunchakos.
Nota - 8
Bruce Lee
Nascido na Califórnia, cresceu em Hong Kong, onde fez alguns filmes de artes marciais pouco conhecidos com o nome de Li Siu Long. Ao voltar para os EUA, retomou sua carreira artística e fazia trabalhos esporádicos no cinema e TV, caso do motorista karateca do Besouro Verde. Na época de sua morte prematura por edema cerebral, já tinha um fâ-clube mundial. A tragédia levou os estúdios e distribuidores a lançar material obtido em sua maioria na TV, editado apressadamente, para aproveitar o lado cult de Lee em franca expansão. "O Dragão Chinês"(71), "A Fúria do Dragão"(72), "O Vôo do Dragão"(73), "Jogo da Morte"(74) e o mais reconhecido e famoso "Operação Dragão"(73) foram relançados durante os anos 70, garantindo a popularidade de Bruce Lee.
Os novos astros dos filmes de ação, como Jackie Chan e Jean-Claude Van Damme, alegam que Lee exerceu importante influência sobre eles. Em 1993 foi realizado um filme de sucesso contando sua vida, "Dragão, a História de Bruce Lee", interpretado por seu filho Brandon Lee, que no mesmo ano, foi morto durante a filmagem de "O Corvo" aos 28 anos.
Atleticismo
Qualquer que seja o gênero, a capacidade atlética primordial do protagonista determina que o enredo gire em torno de sua aptidão física, que o ajuda a vencer seus antagonistas.
O cinema mudo, em que a linguagem corporal substituía o diálogo, foi abundante em astros-atletas. Por acreditar que cinema era movimento, Douglas Fairbanks construiu seus filmes em torno da própria capacidade física e muscular: ora mergulhando de transatlânticos, ora saltando através de clareiras da floresta de Sherwood, ele estava quase sempre se movimentando em cena.
"A Marca do Zorro"(20) lançou Fairbanks como espadachim, talento reexibido depois em "Os Três Mosqueteiros"(21), "Robin Hood"(22) e outros títulos. Tais filmes definiram um padrão para seus sucessores nos EUA, como Errol Flynn, Tyrone Power, Stewart Granger e Burt Lancaster. Este, que se exultava na ação fisica, superou a todos em "O Gavião e a Flecha"(50) e "O Pirata Sangrento"(52), paródias acrobáticas nas quais Lancaster se valeu de sua experiência circense. Jean Marais e Jean-Paul Belmondo cultivaram a tradição, na França, enquanto a fisicalidade dinâmica de Toshiro Mifune dominou os filmes de samurai no Japão.
Os filmes de artes marciais, representações simples do bem contra o mal, incluem uma série de lutas coreografadas de forma brilhante, em que o herói geralmente está em desvantagem aos inimigos. Bruce Lee foi o grande responsável pela popularização do gênero, com sua breve carreira culminando em "Operação Dragão"(73).
Jackie Chan adicionou comédia pastelão à ação eletrizante, sem abrir mão de atuar nas cenas mais arriscadas. Apelidade de "Buster Keaton do kung-fu", Chan é um admirador das palhaçadas visuais e tombos dos filmes mudos, especialmente de Keaton e Harold Lloyd. No clímax do filme "Amores de Estudante"(27), Keaton executa uma série de proezas atléticas, a fim de resgatar sua namorada de um valentão. No Brasil, Os Trapalhões fizeram filmes onde misturavam lutas, cenas de ação e muita comédia pastelão, inspirados na dupla Terence Hill e Bud Spencer.
Filmes de esportes focam conquistas atléticas e suas tramas mostram a vida familiar dos atletas, seu árduo treinamento e suas dificuldades até o confronto final. O boxe é o esporte que mais despertou a atenção dos cineastas, por proporcionar uma situação dramática no "um contra um", e é bem mais fácil na tela duas pessoas lutando do que capturar toda a complexidade de um jogo coletivo.
Comentários
Postar um comentário