Oldboy - Chan-Wook Park + Biografia
Oldboy - Chan-Wook Park
Postado em 23/1/2012
OldBoy - Coréia do Sul - 2004
Direção - Chan-Wook Park
Roteiro - Garon Tsuchiya, Nobuaki Minegishi.
Gênero - suspense - ação
Duração - 120 minutos
Elenco - Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Gang Hye-jung, Chi Dae-han.
Sinopse - Oh Dae-su é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.
Curiosidades - O ator Choi Min-sik treinou por 6 semanas e perdeu cerca de 12 quilos para interpretar o protagonista de "Old Boy".
- Todas as cenas do personagem Oh Dae-su foram realizadas por Choi MIn-sik, sem que fosse necessário o uso de dublês.
- Em vários países gerou controvérsia a cena em que o ator Choi Min-sik come um polvo vivo. Para a realização desta cena foram usados 4 polvos, até que se chegasse à tomada final.
- Prêmio Especial do Júri em Cannes.
- Precedido por "Mr. Vingança" (2002) e seguido por "Lady Vingança" (2005).
Comentário - Baseado em uma estória em quadrinhos, "Oldboy" revelou para o mundo o novo e excelente cinema coreano. Com um roteiro impecável, cheio de reviravoltas, é uma estória de vingança com muitas cenas violentas, mas devidamente enquadradas no enredo.
Nota - 8
Chan-Wook Park
Se formou na Sogang University em Filosofia e logo se tornou crítico de cinema e assistente de direção em 1988. Após alguns projetos pequenos, tornou-se conhecido na Coreia por "Gongdong gyeongbi guyeok JSA", em 2000. Filme que mostra uma relação de amizade entre soldados da Coreia do Sul e do Norte. Foi um sucesso nas bilheterias locais, batendo até mesmo os filmes estrangeiros. Em 2002 iniciou sua "Trilogia da Vingança", com o filme "Mr.Vingança" onde mostrou seu lado violento com uma história sobre o tráfico de órgãos, sequestro e, é claro, vingança. Em 2003 deu sequência à trilogia com "Oldboy", ficando conhecido mundialmente. A trilogia termina em 2005 com "Lady Vingança". Em 2009, realizou uma interessante versão de filmes de vampiros em "Sede de Sangue" e em 2016, lançou sua melhor obra "A Criada".
Comentários
Postar um comentário