Obsessão - Luchino Visconti + Biografia
Obsessão - Luchino Visconti
Postado em 14/12/2011
Ossessione - Itália - 1943
Direção - Luchino Visconti
Roteiro - Mario Alicata, Giuseppe De Santis, Luchino Visconti.
Gênero - drama - romance
Duração - 140 minutos
Elenco - Massimo Girotti, Clara Calamai, Dhia Cristiani, Elio Marcuzzo.
Sinopse - Gino, um jovem e bonito vagabundo, para numa pequena estalagem de beira de estrada onde trabalha Giovanna. Ela é uma esposa insatisfeita com seu marido mais velho, tendo casado apenas por dinheiro. Gino e Giovanna se apaixonam, mas ela se recusa a abandonar tudo para fugir com ele. Então, juntos, pretendem matar o marido dela para não haver nada que os impeça de ficarem unidos.
Curiosidades - Visconti fez uma adaptação não autorizada, do livro "O Destino Bate a Sua Porta", de James Cain.
- Por causa do não pagamento dos direitos autorais da obra original, o filme foi proibido nos EUA, sendo liberado apenas nos anos 70.
- Na época da exibição, o filme foi cortado e depois recolhido pela censura fascista, só reapareceu após a guerra.
- O romance de Cain já fora adaptado para o cinema na França em 1939 e depois refilmado em Hollywood em 1945 e 1981, e na Hungria em 1988.
Comentário - Com algumas características do neo-realismo, Visconti deu uma intensidade extraordinária ao romance proibido. O casal formado por Girotti e Calamal exala pura química num filme de cenas marcantes como a competição de cantores de ópera.
Nota - 9
Luchino Visconti
Nasceu em uma familia nobre e antiga e passou a juventude adquirindo seu vasto conhecimento sobre as artes e criando cavalos. Aos 30 anos foi trabalhar com o diretor Jean Renoir em Paris como figurinista em "Um Dia no Campo"(36). Foi lá que se tornou comunista, desenvolvendo convicções que carregou até o túmulo. Voltou para a Itália e trabalhou como assistente em "La Tosca"(40) antes de seu primeiro longa-metragem, "Obsessão"(42), cujo conteúdo os censores fascistas consideraram sexual e não político, e fizeram muitos cortes no filme devido à forma corajosa com que retratava a vida operária. Seu segundo longa-metragem, "A Terra Treme"(48), um drama extremamente visual ambientado no Sul da Itália, é atualmente considerado um dos grandes filmes italianos. Seus outros trabalhos incluem "Sedução da Carne"(54),"Noites Brancas"(57), "Rocco e Seus Irmãos"(60), "Boccaccio 70"(62), "O Leopardo"(63), "As Vagas Estrelas da Ursa"(65) "O Estrangeiro"(67), "Deuses Malditos"(69), "Morte em Veneza"(71), "O Inocente"(76) e "Violência e Paixão"(77). Foi também um respeitado diretor de teatro e ópera que trabalhou com frequência com Maria Callas.
Durante as filmagens de "Ludwig"(73) ele sofreu um ataque cardíaco que o prendeu a uma cadeira de rodas até a sua morte, em 1976.
Comentários
Postar um comentário