O Tigre e o Dragão - Ang Lee + Biografia
O Tigre e o Dragão - Ang Lee
Postado em 3/4/2012
Wo hu Cang Long - China/Hong Kong/Taiwan/EUA - 2000
Direção - Ang Lee
Roteiro - Du Lu Wang (livro), Hui-Ling Wang, James Schamus e Kuo Jung Tsai (roteiro).
Gênero - aventura - ação
Duração - 120 minutos
Elenco - Chow Yun-Fat, Chang Chen, Zhang Ziyi, Michelle Yeoh.
Sinopse - A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.
Curiosidades - Oscar de melhor filme estrangeiro.
- O filme totalmente falado em mandarim. O diretor Ang Lee chegou a pensar em filmar os diálogos em inglês, mas desistiu por considerar que a história ficaria deslocada se fosse falada em outra língua senão a local, já que possui detalhes próprios da China.
- Este é o 1º de 2 filmes em que as atrizes Zhang Ziyi e Michelle Yeoh trabalharam juntas. O posterior foi "Memórias de uma Gueixa" (2005).
- "O Tigre e o Dragão" apenas não participou da seleção oficial do Festival de Cannes porque ficou pronto apenas 2 semanas antes de seu início. A saída então foi apresentar o filme fora de competição.
- "O Tigre e o Dragão" é o 1º filme de artes marciais do diretor Ang Lee.
Comentário - Se não é o melhor filme de artes marciais, "O Tigre e o Dragão" pelo menos é o que mais fez sucesso no Ocidente mas , artisticamente também alcançou seu objetivo. Com atores de primeira qualidade da Asia, lutas excelentemente coreografadas por Lee Wu-Ping que utiliza cabos nos atores para que eles lutem no topo das árvores, sobre a água e subam as paredes, técnica que hoje é imitada à exaustão. A fotografia é outro ponto forte como vemos na sensacional cenas da luta no bambuzal. Lee conseguiu equilibrar a excitação da aventura com beleza e poesia visual.
Nota - 8,5
Ang Lee
Ang Lee estudou na National Taiwan College of Arts e depois, já morando nos Estados Unidos, estudou direção na Universidade de Illinois e produção cinematográfica em Nova Iorque. Durante a faculdade, foi assistente de direção de "Joe's Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads", filme universitário de Spike Lee.
Iniciou sua carreira com a encantadora trilogia sobre conflito de gerações, "A Arte de Viver"(91), um idoso mora com a família nos EUA, "Banquete de Casamento"(93) é a farsa da união por conveniência de um homossexual que tenta convencer os pais da veracidade da relação. E o terceiro, "Comer, Beber, Viver"(94) sobre um chef viúvo com três filhas, único filmado em Taiwan.
Seu primeiro filme comercial de Holywood, foi a elegantge adaptação de "Razão e Sensibilidade"(95), uma surpresa para quem estereotipava diretores asiáticos. O mesmo se deu com o sensível "Tempestade de Gelo"(97) e o faroeste "Cavalgada Com o Diabo"(99). Lee retomou temas asiáticos com "O Tigre e o Dragão"(00), com sequências espetaculares de artes marciais. Em 2003, decepcionou com sua versão de "Hulk". Sua sensibilidade se destaca em "O Segredo de Brokeback Mountain"(05), que subverte o machismo do faroeste e desafia estereótipos sexuais. "Desejo e Perigo"(07), "Aconteceu em Woodstock"(09), "As Aventuras de Pi"(12) e "A Longa Caminhada de Billy Lynn"(16) completam sua filmografia.
Comentários
Postar um comentário