O Tambor - Volker Schlondorff
O Tambor - Volker Schlöndorff
Postado em 4/11/2011
Die Blechtrommel - AlemanhaOcidental/França/Iugoslávia/Polônia - 1979
Direção - Volker Schlondorff
Roteiro - Gunter Grass (romance e diálogos adicionais), Volker Schlondorff, Jean-Claude Carriére, Franz Seitz (roteiro).
Gênero - drama
Duração - 142 minutos
Elenco - Mario Adorf, Angela Winkler, David Bennent, Katharina Thalbach.
Sinopse - Na cidade de Danzing na Alemanha, entre os anos de 1920 e 1930, logo após o nascimento de Oskar, sua mãe lhe promete que quando completasse três anos, ele ganharia um tambor de latão. E, no dia da comemoração de seu aniversário, após presenciar os jogos sexuais entre sua mãe e seu primo com quem mantinha um caso, Oskar decide que não cresceria mais e se atira pela escada da adega. Isso não o mata, mas provoca uma condição que impede o seu crescimento. Quando seu padrasto e vários professores tentam tirar dele seu tambor, Oskar demonstra todo seu talento bizarro em, com um grito muito agudo, quebrar vidros. Enquanto isso, o movimento nazista está crescendo na Alemanha e o padrasto de Oskar se junta ao partido.
Curiosidades - Oscar de filme estrangeiro.
Comentário - Com uma estrutura bastante complexa, o filme usa de muitas metáforas como o garoto que para de crescer assim como a Alemanha dos anos 30. Com cenas que chocam como as enguias que saem da cabeça cortada de um cavalo; uma marcha nazista que se transforma em "O Danubio Azul" ou a cena em que o garoto Oskar faz amor com sua madrasta, concebendo possivelmente seu filho e irmão. "O Tambor" pode ser considerado uma fantasia que retrata questões pertinentes sobre o nazismo.
Nota - 9
Comentários
Postar um comentário