O Silêncio - Mohsen Makhmalbaf + Biografia

O Silêncio - Mohsen Makhmalbaf 


Postado em 28/1/2012 




Sokout  -  Irã/França/Tadjiquistão  -  1998

Direção - Mohsen Makhmalbaf

Roteiro - Mohsen Makhmalbaf

Gênero - drama

Duração - 76 minutos

Elenco - Tahmineh Normatova, Nadereh Abdelahyeva, Goibibi Ziadolahyeva, Araz M. Shirmohamadi.

Sinopse - O filme conta a história de cinco dias do cotidiano de um menino cego, que precisa conseguir o dinheiro do aluguel para que ele e sua mãe não sejam despejados da casa onde moram, e que como foram abandonados pelo pai o principal sustento passa a ser o emprego que Khorshid tem como afinador de instrumentos.

Curiosidades - Prêmio  Human, Art and Nature no Festival de Veneza.

Comentário - Mais um filme iraniano de enorme sensibilidade e reflexão, é impressionante como os diretores iranianos conseguem extrair atuações tão belas e naturais das crianças. A rotina sofredora do garoto Khorshid nos toca a fundo. Sim, o filme é triste mas a vida real é muito mais parecida com os filmes iranianos do que com os filmes hollywoodianos.

Nota - 8,5



                           





Mohsen Makhmalbaf



Mohsen Makhmalbaf (محسن مخملباف),  Irã  -   29 de maio de 1957.

Mohsen Makhmalbaf é um cineasta, escritor, roteirista, editor, produtor, ativista de direitos humanos. Em sua adolescência, ele lutou contra a ditadura no Irã e foi ferido por tiros de bala pela polícia e passou cerca de cinco anos de prisão como um prisioneiro político. Ele perdeu o uso das pernas, como resultado de tortura e foi submetido a operações diversas, antes que ele conseguisse voltar a andar. Em 2007, a polícia secreta iraniana plantou uma bomba que explodiu em uma cena em que ele estava filmando em uma tentativa de matá-lo, mas ele conseguiu sobreviver.
Makhmalbaf tem escrito 27 livros literários e histórias e dirigiu 25 filmes em seis países: Irã, Afeganistão, Turquia, Paquistão, Tajiquistão e na Índia. Objecto de obras de Makhmalbaf é o homem e sua agonia, característica típica do cinema verdade. Ele foi agraciado com um Doutoramento Honoris Causa em Literatura pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, de 2010, título honorário de Doutor de Cinema da Universidade de Nanterre, na França 2010, bem como mais de 40 prêmios internacionais.
Os filmes de Makhmalbaf retratam o homem e sua agonia, característica típica do cinema verdade. Seus filmes mais conhecidos são: "Gabbeh"(96); "Feridas de um Casamento" (89); "Salve o Cinema"(95); "Um Instante de Inocência"(96); "O Ciclista"(87); "A Caminho de Kandahar"(01); "Um Dia Muito Especial"(05),  "O Silêncio"(98) e "O Presidente"(14).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Ódio Será Sua Herança - Sam Peckinpah + William Holden

Varda por Agnès - Agnès Varda

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola + Biografia

Drácula de Bram Stoker - Francis Ford Coppola

Era Uma Vez no Oeste - Sergio Leone + Biografia + Enio Morricone

O Último Tango em Paris - Bernardo Bertolucci

Sobre Meninos e Lobos - Clint Eastwood

Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci

O Magnífico - Philippe de Broca

Gata em Teto de Zinco Quente - Richard Brooks